Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira..
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

domingo, 7 de novembro de 2010

Proud Mary (Live 1969)

De todos nós, o que vivia mais o Proud Mary era o Manel de Vinhais. E tinha voz para esta cantilena...óh se tinha.
O embrião da banda Creedence Clearwater Revival foi fundado em 1959, chamava-se Blue Velvets e era formada pelos irmãos John Fogerty (vocalista e guitarrista), e Tom Fogerty (guitarrista), Stuart Cook (baixo) e Douglas Clifford (bateria). Em 1966 conseguiram o seu primeiro contrato com uma editora, a Fantasy, e com o nome de The Golliwogs gravaram dois singles. Embora não tivessem grandes pretensões o single foi bem aceite. Em 1967 mudaram o nome da banda para Creedence Clearwater Revival e a boa aceitação dos primeiros singles levou-os a deixar de ser apenas uma banda de covers dos anos 50 para se arriscarem nas suas próprias composições.

Em 1968 lançaram o primeiro álbum, auto-intitulado. Em pleno fenômeno das bandas inglesas os Creedence foram uma das primeiras bandas americanas a afirmarem-se no topo (entre outros com os singles "Susie Q" e "I Put a Spell on You").

Em 1971, após mais três álbuns de sucesso, os Creedence Clearwater Revival tornaram-se a primeira banda a superar os Beatles como grupo de rock mais popular. Seu maior éxito de todos os tempos, "Have You Ever Seen The Rain", do álbum Pendulum, trata-se de uma das músicas mais comercializadas até hoje. As suas músicas de pouco mais de três minutos, com refrões fáceis e cativantes pavimentaram caminho para as bandas de Hard Rock que se seguiriam.

Contrastando com o sucesso crescente surgiu a notícia de que Tom Fogerty tinha abandonado a banda para seguir carreira a solo. Os Creedence (como um trio) ainda lançaram um álbum decepcionante, "Mardi Gras", antes de ser declarada extinta em 1972. Desde então reuniram-se eventualmente para aparições em festivais diversos. Stu Cook e Doug Clifford chegaram a montar uma banda chamada Creedence Clearwater Revisited e apresentaram-se a tocar músicas do antigo grupo.
Todos os membros da banda participaram nas gravações do álbum solo de Tom Fogerty lançado em 1974, "Zephyr National". Tom Fogerty morreu em 1990 vítima de problemas respiratórios.

Sem comentários:

Enviar um comentário