sábado, 14 de janeiro de 2012

Pelo menos 15.596 idosos a viver sozinhos ou isolados

A GNR identificou no ano passado 15.596 idosos a viver sozinhos ou isolados, número que esta força de segurança vai voltar a actualizar com uma campanha que tem início no domingo.
A segunda edição da campanha, intitulada 'Operação Censos Sénior', realiza-se em todo o país, entre domingo e 29 de Fevereiro, e tem como principal objectivo actualizar os dados existentes relativamente aos idosos que vivem sozinhos ou isolados, segundo a GNR.
Aquela força de segurança adianta que do registo consta a identificação de cada idoso, idade, contacto e identificação dos familiares mais próximos.
O porta-voz da GNR, tenente-coronel Pedro Costa Lima, disse à agência Lusa que os idosos identificados ficam registados e localizados através de GPS pelos militares da GNR, permitindo no futuro, como em situações de catástrofes, saber onde se encontram.
A operação, que se realizou pela primeira vez no ano passado, permitiu identificar 15.596 idosos que vivem sozinhos ou isolados.
Segundo os dados enviados à Lusa, Santarém, Porto, Castelo Branco, Bragança, Braga, Vila Real e Aveiro são os distritos com mais casos, mais de mil em cada um deles. Corvo, nos Açores, é o distrito com menos idosos a viver sozinhos ou isolados, com 14.
Além da actualização dos dados, a 'Operação Censos Sénior' tem também como objectivo «conhecer melhor a realidade desta população mais vulnerável, nomeadamente as problemáticas associadas ao isolamento e solidão através do preenchimento de um pequeno questionário».
Segundo a GNR, a operação realizada no ano passado foi considerada «um exemplo de boas práticas e eficaz cooperação institucional», factos que determinaram a sua repetição este ano.
Na altura foram empenhados na operação 3.435 militares da Guarda Nacional Republicana.


Lusa/SOL

Sem comentários:

Enviar um comentário