Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

quinta-feira, 5 de abril de 2012

Seca já causou milhares de euros de prejuízos em Alfândega da Fé

A seca está a preocupar seriamente os produtores de Alfândega da Fé e a causar prejuízos de milhares de euros. A situação mais preocupante é a falta de pasto para o gado que está a causar prejuízos aos criadores.
Eduardo Tavares adianta que, só na Cooperativa Agrícola de Alfândega, os prejuízos deste ano já ultrapassam os 3 mil euros.
“Neste primeiro trimestre, o nosso gado não teve pasto e tivemos de recorrer a alimentos secos. E isso já se traduziu num gasto extra de cerca de três mil euros.”

 Eduardo Tavares garante que a produção de cereja ainda não está afectada porque está nesta altura a surgir a flor. Mas se a chuva teimar em não vir, a situação pode ser preocupante não só para a produção deste fruto mas também para a produção de frutos secos e azeite.
“Se o tempo se mantiver assim, para além da pecuária vai sofrer o azeite e os frutos secos, como a amêndoa, que está agora a vingar.”

 Uma preocupação comum aos produtores. Artur Aragão é produtor de azeite. Teme que o preço do azeite não aumente, caso haja menos produção, o que poderá trazer prejuízos a quem produz. “Se não chover, vamos ter grandes problemas no próximo ano. E isso não vai mexer no preço do produto.”
A seca a provocar aos criadores de gado e poder vir a diminuir a produção de azeite deste ano.


Escrito por Brigantia (CIR)
in:brigantia.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário