Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

sexta-feira, 20 de julho de 2012

“Violência Escolar no Distrito de Bragança”

“Violência Escolar no Distrito de Bragança – Professores, Alunos e Manuais Escolares de História: III Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário” é o tema da tese de doutoramento da de Armando Queijo, apresentada na Universidade de Valladolid (Espanha).
Ao longo da dissertação científica, é possível constatar, diferentemente do que à partida se possa pensar, que o Distrito de Bragança está já muito longe de constituir um oásis no panorama da violência escolar em Portugal, comparando, quer em grau, quer nos tipos em que se manifesta, com o que se verifica no país e, mesmo, no país vizinho.
Igualmente, as actuais formas de violência escolar - bullying, cyberbullying, happy slapping e violência no namoro -, são, também, como se demonstra na tese, uma realidade, muito preocupante, neste mesmo distrito.
O estudo, não se limitando a detectar o problema, em graus e tipos de violência escolar, termina, de forma muito positiva, fazendo propostas de actuação e apontando caminhos.


in:jornalnordeste.com

Sem comentários:

Enviar um comentário