Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quarta-feira, 25 de julho de 2012

Bragança perde seis escolas do 1.º Ciclo

A escola do 1.º Ciclo de Argozelo, no concelho de Vimioso, vai mesmo encerrar.De acordo com a lista de escolas a encerrar publicada pelo Ministério da Educação, o distrito vai perder seis escolas do 1.º Ciclo já em Setembro. 
Em Argozelo, a população até saiu à rua em protesto contra o encerramento do estabelecimento de ensino, mas de nada valeu.
O presidente da Junta, Francisco Lopes, diz que encerrar a escola de Argozelo é um crime político.“A população de Argozelo já se pronunciou em defesa da sua escola, tanto na manifestação que realizámos, como através do abaixo-assinado que seguiu para o Ministério da Educação.
O encerramento da escola de Argozelo será um crime político e social da maior dimensão, que afectará a nossa vila e todo o concelho de Vimioso”, afirma o autarca.A escola de Salsas, no concelho de Bragança, tem 13 alunos e também encerra. Para o presidente da Junta, Filipe Caldas, é uma grande perda para a freguesia. “Já estava um pouco á espera, mas lamento que é uma perda para a freguesia.
Estamos num meio rural, as crianças têm que andar muitos quilómetros para poderem frequentar o ensino”, lamenta Filipe Caldas.No concelho de Torre de Moncorvo fecham os últimos estabelecimentos de ensino que restavam nas aldeias. A freguesia do Felgar fica sem duas escolas no próximo ano lectivo.
Para o presidente da Junta, António Gonçalves, esta é uma situação inevitável.“Não concordo com o encerramento, mas é inevitável. A informação que tenho é que a escola poderá manter-se aberta até à conclusão do centro escolar”, realça o autarca.Já o presidente da Câmara de Torre de Moncorvo, Aires Ferreira, espera que as escolas do Felgar e do Carvalhal e a escola básica da vila só encerrem no ano lectivo 2013/2014.
Em Vila Flor também fecha uma das escolas da sede de concelho. O estabelecimento de ensino só tem oito alunos e vão ser transferidos para outra escola da vila.


Escrito por Brigantia

Sem comentários:

Enviar um comentário