Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quinta-feira, 26 de julho de 2012

Bragança: Facebook leva mensagens a idosos

A Fundação Betânia, em Bragança, vai proporcionar, hoje, dia dos avós, a “leitura de mensagens” vinda de familiares e pessoas próximas aos utentes da instituição, sendo uma delas do bispo da diocese, D. José Cordeiro.
Esta tarde, naquela Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS) os responsáveis vão “ler as mensagens” vindas do exterior, depois do pedido feito através da rede social Facebook, onde se apelava à participação nesta iniciativa, revela à Agência ECCLESIA Paula Pimental, diretora de serviços da fundação.
D. José Cordeiro já publicou na sua página pessoal no Facebook a mensagem que vai ser lida: “No dia de São Joaquim e Santa Ana (pais de Nossa Senhora) e dia nacional dos avós, associo-me à iniciativa da Fundação Betânia, em Bragança, e a partir de Fátima, endereço a todas(os) os utentes e respetivas famílias, uma calorosa saudação em Cristo”.
Com cerca de 60 idosos na instituição e 30 no serviço de apoio domiciliário, Paula Pimentel sublinha que os utentes “têm um contacto permanente com a sociedade e conseguem acompanhar a evolução dos tempos”.
As pessoas da comunidade interagem com a instituição, “visitam os idosos, diariamente, e participam também nas atividades”, salienta a responsável.
É frequente, as visitas a locais do exterior e, a partir do momento que entram na instituição, “não ficam isolados”, acrescenta.
Em pleno Ano Europeu do Envelhecimento Ativo, a responsável da Fundação Betânia relata que a instituição tem várias propostas e destaca o “treino cognitivo, onde são desenvolvidas técnicas que ajudam a reativar a memória”.
Uma forma de colocar os idosos “mais ativos mentalmente”, onde não faltam “clubes e oficinas de trabalho: culinária, trabalhos manuais e reciclagem”, afirma.
A intenção é dar uma “vida nova” à terceira idade e de os motivar para “outras realidades”, conclui a responsável da instituição fundada por dois padres da Diocese de Bragança-Miranda.

LFS/OC
Agência Ecclesia

Sem comentários:

Enviar um comentário