Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

terça-feira, 24 de julho de 2012

D. Leonor Teles

Nasceu em Trás-os-Montes, por volta do ano de 1350 e faleceu em Valhadolid em 27.4.1386. Foi rainha de Portugal, entre 1372 e 1383.  Era sobrinha de D. João Afonso Telo, conde de Barcelos, descendia por seu pai de Fruella II, de Leão e Galiza e, por sua mãe de Teresa Sanches (filha bastarda de D. Sancho I). 
Casou, ainda muito nova, com João Lourenço da Cunha, filho do morgado do Pombeiro, de quem teve um filho: Álvaro da Cunha.  Numa altura em que visitou a irmã Maria Teles, dama da infanta D. Beatriz, seduziu D. Fernando. 
Baseada em razões de parentesco, foi obtida a anulação do casamento de D. Leonor Teles.  O povo não gostou e o resultado foi a perturbação social e política que gerou um clima de insegurança total. 
O casamento deu-se em Leça de Balio, secretamente, em 15.5.1372. Em meados de Fevereiro seguinte nascia D. Beatriz.  Temendo o prestígio do Infante D. João que casara com sua irmã Maria de Teles, concebeu o plano de casar o Infante com sua filha D. Beatriz.  Mas para isso era preciso eliminar Maria Teles, o que ela urdiu raivosamente.  D. João foi exilado. 
Com a morte de D. Fernando (em 22.10.1383) assumiu ela a regência do reino e passou a viver, maritalmente, com o seu amante, o conde de Andeiro.
Essa ligação desagradou ao povo e à nobreza que desaguou na morte do conde de Andeiro e na fuga da rainha para Castela.  O genro, internou-a no Mosteiro de Tordesilhas, perto de Valhadolid, onde viria a falecer.

Sem comentários:

Enviar um comentário