Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Planalto Mirandês recebe Ciência Viva

“Arribas do Douro Norte: um compêndio geológico” percorreu o Planalto Mirandês, a 3 e 4 de Agosto. Este ano, as inscrições para as 15 vagas esgotaram no primeiro minuto.
O percurso de dois dias começou na Serra da Castanheira, em Mogadouro.
A partir do ponto mais alto do Planalto Mirandês tem-se uma vista privilegiada sobre toda a zona, o que “permite a interpretação da paisagem”, explicou Elisa Gomes, docente da Universidade de Trás-os-­Montes e Alto Douro e responsável por esta acção.
O encaixe do rio Douro é o local em destaque na visita, que aborda os diferentes tipos de rochas e as potencialidades em termos agrícolas e de paisagem. A partir dos pontos de paragem obrigatória, como as barragens de Picote e de Miranda do Douro, Fermoselle (Espanha), Sendim, entre outros, são identificáveis diversos testemunhos de “vários períodos da história da terra, desde os mais antigos, há mais de 500 milhões de anos, até sedimentos muito recentes, que é toda a zona do planalto mirandês que tem uma cobertura de sedimentos de idades dos dois a quatro milhões de ano”, explica a docente.


in:jornalnordeste.com

Sem comentários:

Enviar um comentário