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SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quarta-feira, 1 de agosto de 2012

“Pronúncia sobre desclassificação da linha do Tua”

A fim de ser dada informação aos Munícipes, na sequência de pedido de pronúncia por parte do IMTT – Instituto da Mobilidade e dos Transportes Terrestres I.P., sobre o pedido de desclassificação da Linha do Tua apresentada pelo gestor da infraestrutura ferroviária – REFER, a Câmara Municipal tomou a seguinte posição:
“A proposta de desclassificação da Linha do Tua, apresentada por parte do gestor da infraestrutura ferroviária – REFER, processo indicado como urgente, não tem, em nossa opinião, fundamento capaz nem está sustentada numa política de coesão e de ordenamento para o território, em especial no que diz respeito à prestação de um serviço de transporte público às populações – serviço de interesse geral na terminologia comunitária.
Os fundamentados apresentados correspondem a um somatório de episódios que levaram deliberadamente ao encerramento da Linha do Tua e que se conjugava com uma política centralista mais vasta de abandono do território, praticada nas últimas décadas, que tem arrastado o Interior do País e, em particular, o Nordeste Transmontano para uma situação de despovoamento acentuado e de empobrecimento e, por  consequência, de eliminação ou redução de, entre outros serviços de interesse geral, o do serviço de transportes às populações encontrando-se hoje muitas aldeias sem qualquer transporte público (ferroviário e/ou rodoviário).
Entendemos que a desclassificação da Linha do Tua não deve ser equacionada enquanto não for estudado e implementado um sistema de transporte público rodoviário integrado e adequado a zonas de baixa densidade, a atribuir através da concessão pública, no sentido de garantir mobilidade mínima a muitos cidadãos que residem em aldeias e vilas do Nordeste Transmontano hoje não servidas ou deficientemente servidas por qualquer transporte público.
Enquanto não for definida uma estratégia territorial relativa ao futuro de ligação da Linha do Douro a Salamanca e ligação do Douro a Puebla de Sanabria, onde atualmente está em construção uma linha TGV – Madrid/Corunha, deve ser mantida a classificação da Linha do Tua”.


1 de agosto de 2012
Fonte:cm-braganca.pt

1 comentário:

  1. Ah.............

    Ó Cândido, que é que digo sobre este valeroso parecer, de uma câmara que constrói ciclovias sobre leito ferroviário, se caga para cenários de ligação ferroviária à Sanábria, e já não tem comboios desde 17 de Dezembro de 1991?

    DC

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