Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

APADI sem condições para manter autista

A Associação de Pais e Amigos do Diminuído Intelectual de Bragança – a APADI debate-se há vários anos com um problema que parece não ter solução à vista.
A instituição acolhe um utente que sofre de autismo, que está fechado num quarto, e só sai para tomar banho, porque é agressivo.
A responsável da APADI, Celina Mesquita, garante que o utente tem o apoio necessário, mas alega que a instituição não tem condições para o manter e pede ajuda às entidades competentes. “É um autista gatista, que é o caso mais grave de autismo que há. Este é um problema saúde de mental e nós não temos condições, achamos que ele tem direito a outro tipo de tratamento”, explicou.
A Segurança Social de Bragança confirma que tem conhecimento do caso e que está a tentar encontrar uma solução, mas até à data ainda não foi possível encontrar uma vaga numa instituição que tenha as condições necessárias para acolher o doente.
O director da Segurança Social de Bragança, Martinho Nascimento, garante que o objectivo é encontrar uma solução definitiva para este caso. “Não conseguimos encontrar uma vaga numa instituição adequada para a natureza da deficiência deste utente.
É uma questão que está formalizada em várias instituições, inclusive em Fátima, onde há uma instituição específica para estes casos”, avançou.
Enquanto não houver vaga noutra instituição, o utente terá mesmo que continuar na APADI.

Escrito por Brigantia

Sem comentários:

Enviar um comentário