Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Empresa investe 600ME nas minas de Moncorvo

Foto © Francisco Pinto/Lusa
A empresa MTI - Ferro de Moncorvo, com sede em Bragança, assinou com o Governo um contrato de concessão experimental das minas de ferro de Moncorvo. O investimento previsto para fazer "ressuscitar" estas minas é de cerca de 600 milhões de euros.
De acordo com o Público, a MTI já iniciou os trabalhos com vista à elaboração do estudo do impacto ambiental, um documento fulcral para obter a concessão definitiva (que deverá durar até 2070). Em declarações ao jornal, Vítor Correia, presidente executivo da empresa, adiantou que a estimativa do investimento vai rondar os 600 milhões de euros.
Durante os quatro anos de concessão experimental, a companhia portuguesa vai realizar estudos de avaliação do ponto de vista económico e técnico e vai também analisar o impacto ambiental e social do projeto, nomeadamente em aspetos relativos à exploração do minério, como o seu transporte.
Em comunicado enviado à Lusa, a MTI garante que "está ciente da responsabilidade que este projeto representa, sobretudo do ponto de vista do desenvolvimento sustentável de Portugal e das suas comunidades locais e regionais, pelo que garantiu todas as condições económicas, financeiras, técnicas e humanas necessárias para responder com sucesso a este importante desafio".
Desde Fevereiro de 2008 que a MTI é detentora dos direitos de prospeção e pesquisa de depósitos mineirais de ferro no concelho de Torre de Moncorvo, no distrito de Bragança.
Recorde-se que a exploração das minas deveria ter sido concedida à multinacional anglo-australiana Rio Tinto, que pretendia apostar até mil milhões de euros no negócio mas acabou por desistir.

Lusa

Sem comentários:

Enviar um comentário