Vai ser apresentado no dia 14 de dezembro, sexta feira, no auditório da Biblioteca Municipal de Alfândega da Fé, o livro “Trás-os-Montes” de Tiago Patrício.
A sessão está agendada para 11.00h e conta com a presença do autor, que com esta obra venceu o Prémio Literário Revelação Agustina Bessa Luís, em 2011, instituído pela Estoril-Sol.
Tiago Patrício nasceu no Funchal em 1979 e viveu em Carviçais (Torre de Moncorvo) até aos 19 anos. Começou a ser publicado entre 2007 e 2010, nas coletâneas Jovens Escritores, do Clube Português de Artes e Ideias. Venceu vários prémios em poesia (Daniel Faria, Natércia Freire) e teatro (Luso-Brasileiro) e publicou O Livro das Aves, Cartas de Praga, Checoslováquia. Trás-os-Montes é o seu primeiro romance e retrata a infância vivida numa aldeia transmontana.
É nesta “aldeia com duas igrejas, dois cemitérios, duas estações ferroviárias e um comboio a vapor que faz a sua última viagem, que “vivem “ quatro crianças. Numa zona de fronteira situam-se as hortas, as devesas, os lameiros e os palheiros onde o gado passa a noite. As crianças, com demasiado tempo livre depois das aulas, ficam na rua até ao anoitecer e as sombras ocupam-lhes os pensamentos. Nessa altura, as distrações dos adultos tomam a forma de desejos perigosos.
É então que podem ser tentadas a ultrapassar a imitação e pretender consumar atos de adulto, como conduzir um automóvel, fumar um cigarro, aceder à literatura para adultos, atear um incêndio ou realizar um funeral”. Histórias contadas por quem viveu em Trás-os-Montes e que encontram paralelo em muitas memórias de infância de quem por aqui viveu e cresceu.
in:noticiasdonordeste.com
Número total de visualizações do Blogue
Pesquisar neste blogue
Aderir a este Blogue
Sobre o Blogue
SOBRE O BLOGUE:
Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço.
A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)
(Henrique Martins)
COLABORADORES LITERÁRIOS
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário