Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

Tiago Patrício apresenta o seu último livro intitulado “Trás-os-Montes” em Alfândega da Fé

Vai ser apresentado no dia 14 de dezembro, sexta feira, no auditório da Biblioteca Municipal de Alfândega da Fé, o livro “Trás-os-Montes” de Tiago Patrício. 
A sessão está agendada para 11.00h e conta com a presença do autor, que com esta obra venceu o Prémio Literário Revelação Agustina Bessa Luís, em 2011, instituído pela Estoril-Sol. 
Tiago Patrício nasceu no Funchal em 1979 e viveu em Carviçais (Torre de Moncorvo) até aos 19 anos. Começou a ser publicado entre 2007 e 2010, nas coletâneas Jovens Escritores, do Clube Português de Artes e Ideias. Venceu vários prémios em poesia (Daniel Faria, Natércia Freire) e teatro (Luso-Brasileiro) e publicou O Livro das Aves, Cartas de Praga, Checoslováquia. Trás-os-Montes é o seu primeiro romance e retrata a infância vivida numa aldeia transmontana. 
É nesta “aldeia com duas igrejas, dois cemitérios, duas estações ferroviárias e um comboio a vapor que faz a sua última viagem, que “vivem “ quatro crianças. Numa zona de fronteira situam-se as hortas, as devesas, os lameiros e os palheiros onde o gado passa a noite. As crianças, com demasiado tempo livre depois das aulas, ficam na rua até ao anoitecer e as sombras ocupam-lhes os pensamentos. Nessa altura, as distrações dos adultos tomam a forma de desejos perigosos. 
É então que podem ser tentadas a ultrapassar a imitação e pretender consumar atos de adulto, como conduzir um automóvel, fumar um cigarro, aceder à literatura para adultos, atear um incêndio ou realizar um funeral”. Histórias contadas por quem viveu em Trás-os-Montes e que encontram paralelo em muitas memórias de infância de quem por aqui viveu e cresceu.

in:noticiasdonordeste.com

Sem comentários:

Enviar um comentário