Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

terça-feira, 16 de abril de 2013

Alunos da UTAD com trabalho de campo no Cercado de Corços de Grijó


Na próxima quinta-feira, dia 18, um grupo de alunos da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) realizará no Cercado de Corços de Grijó um trabalho de campo que auxiliará na contagem dos animais presentes.
A sua ação será focalizada na contagem de excrementos em percursos definidos e representativos com vários tipos de cobertura vegetal, importantes dados que em conjunto com outros métodos permitirão avaliar a quantidade de animais.
O Cercado de Corços de Grijó é propriedade da Associação de Caçadores de Grijó e Vilar do Monte, localizado na vertente noroeste da Serra de Bornes. Com 35 hectares vedados, é o maior cercado a norte do Rio Douro e o único gerido por uma Associação de Caçadores. Atualmente, com provas vídeo, fotográfica e outros dados, são contados 7 corços ali existentes, numa altura em que se caminha para o período de nascimentos.
O interesse científico pelo local tem suscitado a atenção de instituições de ensino, nomeadamente a UTAD que tem apoiado e acompanhado a monitorização dos animais. Em 2012, foi inclusive alvo da tese final de uma licenciatura em Engenharia Florestal que se “debruçou” sobre a Monitorização da eficiência do cercado de Grijó no fomento do corço. Nesse mesmo ano, alunos de Zootecnia realizaram um trabalho auxiliar de contagem dos animais.

in:noticiasdonordeste.com

Sem comentários:

Enviar um comentário