Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quarta-feira, 23 de outubro de 2013

Vimioso - Arquivo Municipal inaugurado

Antiga escola foi adaptada para receber o acervo do concelho
O concelho de Vimioso já tem um Arquivo Municipal. A obra resultou da requalificação da antiga escola primária da vila. A intervenção incluiu também o arranjo de um largo.
O vice-presidente da Câmara considera que era uma obra necessária. “O arquivo é extremamente importante porque nós dispomos de muita documentação valiosa que tem estado arquivada na biblioteca municipal mas em condições que não são as melhores para a conservação de documentos seculares”, refere Jorge Fidalgo, acrescentando que também “foi requalificado o largo que é o coração de Vimioso e tornou-se num espaço mais aprazível e acolhedor”. 
Esta intervenção custou 830 mil euros financiada em 85% por fundos comunitários.
Torre do castelo
Mas esta intervenção na antiga escola primária permitiu conhecer melhor a história da vila de Vimioso, uma vez que pôs a descoberto parte da torre do castelo que ali existiu. “Foram encontradas as ruínas do castelo que tinha sido destruído em 1762. Encontrámos a torre e a reformulação, bem como a adaptação interior do castelo a residência”, explica o investigador da faculdade de Letras da Universidade de Porto, Brochado de Almeida. “Com a sua destruição deixou de ter serventia militar e foi abandonado e foi entregue à câmara municipal que aproveitou para cemitério”. 
O resultado das escavações foi publicado num livro que também foi lançado durante a inauguração do arquivo municipal.

in:jornalnordeste.com

1 comentário:

  1. Sou Brasileiro com origens em serapicos,gostaria se possivel copia de algum documento de minha avó,Maria da conceição lourenço,não tenho certeza mas deve ter nascido por volta de 1908 a 1912.estive recentemente nesta linda cidade de Vimioso.Parabens Patricios. ass.Marcos Aurelio Martins

    ResponderEliminar