Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

segunda-feira, 4 de novembro de 2013

Helicóptero do INEM pode chegar à Assembleia da República

A população saiu à rua, no sábado, em Macedo de cavaleiros na luta pela permanência do helicóptero do INEM na região.
Foi apresentada uma petição, com o propósito de levar o assunto à discussão da Assembleia da República.
O anúncio foi feito durante a manifestação que conseguiu, apesar da chuva,  reunir centenas de pessoas que mostraram o seu descontentamento com a retirada do meio de socorro do distrito de Bragança. “A petição diz que o helicóptero não pode sair daqui porque nos faz falta, porque fomos esvaziados de serviços de saúde e porque o helicóptero tem de estar perto das populações”, resume Ilídio Mesquita, um dos promotores da manifestação. 
O texto que acompanha o documento dirigido aos órgãos de soberania nacionais lembra que “não existe em Trás-os-Montes uma resposta médica que possa servir de igual modo todos os cidadãos transmontanos” ao contrário do que se verifica em outras localidades do país. Na praça das Eiras, guarda-chuvas abertos, velas acesas, ouviram-se testemunhos que frisaram a importância da rapidez do meio aéreo numa região onde grande parte da população está pelo menos a uma hora de automóvel dos principais hospitais.
Alfredo Ferreira, da aldeia de Urros, no concelho de Mogadouro, foi dos primeiros a ser assistido pelo helicóptero do INEM quando a 1 de Junho de 2010 ficou debaixo do tractor. “Não tinha esperança de vida, já estava a ficar sem ação da cintura para baixo, se não fosse o helicóptero, e a rapidez com que chegou e a equipa do INEM que me socorreu e estabilizou, eu não me tinha salvado”, conta o manifestante que foi de propósito a Macedo de Cavaleiros para partilhar a sua experiência.
O protesto partiu do mesmo grupo que promoveu as manifestações de Setembro 2012 com o mesmo propósito, quando foi conhecida a intenção do INEM de deslocalizar o meio aéreo para Vila Real.

Escrito por Brigantia

Sem comentários:

Enviar um comentário