Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quinta-feira, 20 de março de 2014

Programa para fixar população no Interior

O Governo vai avançar com um programa para fixar população no Interior do País, para combater as assimetrias regionais.
Vai chamar-se “Enraizar” e o anúncio foi feito, na passada sexta-feira, pelo secretário de Estado Adjunto do Ministro Adjunto do Desenvolvimento Regional, em Torre de Moncorvo, onde se reuniu com os autarcas do Baixo Sabor e Douro Superior, para discutir esta problemática.
“É preciso levar a cabo um grande programa nacional para ‘Enraizar’ as pessoas nestas zonas mais isoladas, que têm obvias dificuldades em termos de competitividade e afirmação”, refere Pedro Lomba, acrescentando que “o País tem de compensar solidariamente estas assimetrias”.
A implementação deste programa passa pela atribuição de apoios e incentivos à população. “Podem ser incentivos sociais, incentivos à deslocação de estudantes em termos de bolsas, incentivos no plano do micro-financiamento”, adianta o governante. Mas o presidente das Associações de Municípios do Baixo Sabor e do Douro Superior considera que é preciso ir mais além. “Os benefícios fiscais que foram retirados têm de ser implementados novamente, se queremos que a população se fixe não podem ser retirados serviços essenciais”, realça Nuno Gonçalves.
O programa de fixação de população que o Governo quer implementar deverá ser implementado no âmbito do próximo Quadro Comunitário de Apoio.

in:jornalnordeste.com

Sem comentários:

Enviar um comentário