Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

terça-feira, 1 de julho de 2014

Confraria da castanha lança apelo ao Governo para combater nova praga

A Confraria Ibéria da Castanha lança um apelo ao governo para que autorize a introdução no ecossistema nacional de um parasitoide que combata a vespa do castanheiro.
Recorde-se que a vespa do castanheiro é uma nova praga que afecta soutos em vários países e que foi detectada no mês passado em Barcelos, o que significa que a chegada ao nordeste transmontano já esteve mais longe.
A Confraria Ibéria da Castanha apoia o IPB e a UTAD que está a desenvolver um plano de luta biológica para esta praga.
Paulo Hermenegildo, recém-nomeado Grão Mestre da confraria, diz que uma das principais prioridades para este mandato é estar atento a este problema e apelar ao governo que autorize a introdução do parasitoide. “Teremos que estar atentos. Com o apoio do IPB e a UTAD temos de tentar estabelecer uma dinâmica para ver se não nos acontece como aconteceu em Itália há uns anos. Para isso é importante que o nosso governo também colabore no sentido de agilizar autorização para injectar no ecossistema um parasitoide no sentido de matar a vespa. Esperemos que essa autorização seja rápida” frisa.
O Grão Mestre quer organizar sessões de esclarecimento sobre estas e outras preocupações para os produtores de castanheiros. A primeira vai ser um fórum que faz parte do programa da próxima edição da Norcaça, Norpesca e Norcastanha, que irá decorrer em Bragança, em Novembro. 
Esta feira coincide com a época da apanha da castanha, facto que leva a que muitos produtores não participem nas actividades. Paulo Hermenegildo espera que este ano os produtores compareçam em massa, considerando que o fórum vai contribuir bastante para o desenvolvimento da produção de castanha.
“É muito importante para os nossos produtores estarem informados para colherem mais tarde”, considera. 
A Confraria Ibérica da Castanha foi criada em 2007. Tem cerca de 80 confrades portugueses e espanhóis. A nova direção tem ainda como objectivo conseguir, brevemente, uma sede com o apoio do Município de Bragança.

Escrito por Brigantia

Sem comentários:

Enviar um comentário