Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quinta-feira, 3 de julho de 2014

Urgência de Macedo regista uma necessidade “exígua” de Medicina Interna

O Conselho de Administração da Unidade Local de Saúde do Nordeste já se pronunciou sobre a matéria que dá conta da subtracção do apoio da especialidade de medicina interna, no serviço de urgência.
Em comunicado esclarece que “o clínico alocado ao apoio de medicina interna na SUB da Unidade Hospitalar de Macedo de Cavaleiros passasse a integrar, a partir de 1 de Julho, a escala global de Urgência, reforçando assim os cuidados prestados aos utentes desta ULS”, e garantindo “que estes recebem, com a referida e indispensável garantia de qualidade e segurança, a assistência de que necessitam e que melhor se adequa ao seu estado clínico”.
Segundo a ULS, esta medida é “acertada”, sendo que dois casos de transferência da SUB de Macedo de Cavaleiros para os Serviços de Urgência Médico-Cirúrgica (SUMC), que se registaram nos últimos dias deveram-se “ao seu estado clínico, pois necessitavam de cuidados de outras especialidades, para além de Medicina Interna, os quais lhes foram disponibilizados nos Serviços de Urgência Médico-Cirúrgica da ULS Nordeste”.
Ou seja, apenas um médico especialista em medicina interna prestará serviço nos três hospitais do distrito de Bragança.Tal reorganização, prendeu-se com uma necessidade de cobertura permanente, ou seja, 24/dia, na prestação de cuidados médicos na especialidade de Medicina Interna, nos Serviços de Urgência Médico-Cirúrgica (SUMC) de Bragança e de Mirandela, com a atual rede de urgências definida por lei, segundo a qual um SUB não inclui a especialidade de Medicina Interna, tal como, se verifica na SUB de Mogadouro.
As explicações da administração da ULS Nordeste frisam que a SUB de Macedo de Cavaleiros regista uma necessidade “exígua” de apoio clínico de Medicina Interna, cita o comunicado enviado à nossa redação.
Por fim, refere que é intenção do Conselho de Administração da ULS Nordeste  que o “Serviço de Urgência Básica de Macedo de Cavaleiros se mantenha em funcionamento, facultando todos os cuidados médicos inerentes à sua tipologia”.

 Informação ONDA LIVRE

Sem comentários:

Enviar um comentário