Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

sábado, 10 de janeiro de 2015

Alfândega da Fé garante empréstimo de 542.800 euros do Fundo de Apoio Municipal

O município de Alfândega da Fé viu aprovado um auxílio transitório de urgência ao abrigo do Fundo de Apoio Municipal (FAM), no valor de 542.800 euros, adiantou hoje à agência Lusa uma fonte oficial do Governo.

Segundo a fonte governamental, o apoio transitório de urgência solicitado pela Câmara de Alfândega da Fé foi hoje aprovado e os 542.800 euros vão ser emprestados para o pagamento de despesas urgentes em três tranches, nos valores de cerca de 375.000, de 116.000 e de 52.000 euros.

O auxílio transitório de urgência previsto no FAM já foi aprovado para os municípios de Alfândega da Fé, Aveiro, Cartaxo e Vila Nova de Poiares, encontrando-se apenas em fase de aprovação os pedidos de Santa Comba Dão e Nazaré.

De acordo com a fonte governamental, o pedido de Alfândega da Fé seguiu hoje para publicação em Diário da República, após ter obtido o último despacho que autoriza o empréstimo, assinado pelos secretários de Estado da Administração Local, Adjunto e do Orçamento e do Tesouro.

"Vamos aproveitar a adesão ao FAM para renegociar a dívida à banca, a médio e no longo prazo, com melhores condições", explicou, em anteriores declarações à Lusa, a presidente da Câmara de Alfândega da Fé, Berta Nunes (PS).

Aveiro foi o primeiro município a ver aprovado o adiantamento para despesas com salários e serviços essenciais, até 10,5 milhões de euros, seguido de Vila Nova de Poiares, com 854 mil euros, e do Cartaxo, que vai receber um empréstimo de 4,8 milhões de euros.

A direção executiva do FAM já recebeu pedidos de adesão de 14 municípios, dos quais 11 estavam obrigados a solicitar o apoio e três estavam no regime de adesão facultativo.

De acordo com dados da Direção-Geral das Autarquias Locais, estima-se que 19 autarquias tenham de recorrer ao FAM, se a dívida total ultrapassar 300% a média da receita dos últimos três anos, e 23 possam optar por outras medidas de reequilíbrio financeiro.

O capital social do FAM é de 650 milhões de euros, a subscrever em 50% pelo Estado e na restante metade por todos os municípios, no prazo de sete anos, com início em 2015, assegurando o Governo desde já o apoio aos municípios em situação crítica.

LYFS // ZO
Lusa/fim

Sem comentários:

Enviar um comentário