Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira..
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

terça-feira, 27 de janeiro de 2015

Município faz balanço positivo do projecto "Bragança, Terra Natal e de Sonhos"

De 6 de dezembro de 2014 a 6 de janeiro de 2015, a magia e o espírito natalício “tomaram conta” do Centro Histórico de Bragança, por onde passaram cerca de 50 mil pessoas, com destino à Pista de Gelo (a principal atração deste inverno) ou, simplesmente, para apreciarem as iluminações natalícias ou o presépio em tamanho real.

Promovido pelo Município de Bragança, União das Freguesias de Sé, Santa Maria e Meixedo, ACISB - Associação Comercial, Indústria e Serviços de Bragança e NERBA – Núcleo Empresarial de Bragança, envolvendo a comunidade e os agentes locais, o projeto “Bragança, Terra Natal e de Sonhos” teve como principal objetivo animar a cidade e os bragançanos, bem como estimular a atividade económica e o turismo, fundamentais para o desenvolvimento sustentável de Bragança. 

A abertura oficial contou com a participação dos utentes da ASCUDT - Associação Sociocultural dos Deficientes de Trás-Os-Montes, nomeadamente de uma utente que ligou a iluminação de Natal. Esse momento solidário terminou ao som de músicas da RTUB - Real Tuna Universitária de Bragança, que nesse dia comemorou o 23.º aniversário. 

Durante esse mês a instalação da pista de gelo, na Praça Camões, criou um espaço de diversão que foi procurado por 12.957 pessoas, o que se traduz numa média 446 pessoas/dia. 

O presépio em tamanho real que foi montado na Praça Professor Cavaleiro de Ferreira, embelezou, ainda mais, a cidade de Bragança, envolvendo todos no espírito natalício. 

Também as iluminações e a música de Natal, instaladas por toda a cidade, criaram outro brilho e atmosfera na cidade. A Banca de Natal que se realizou na Praça da Sé nos sábados do mês de dezembro, permitiu a promoção e dinamização económica no centro urbano, tendo estado à venda produtos hortícolas, artesanato, bolos e doces de Natal. 

Os concertos de Natal que ocorreram em diversos locais do concelho de Bragança (Teatro Municipal de Bragança, Mercado Municipal de Bragança e Igrejas),registaram uma significativa afluência de público. 

A recolha de bens para a campanha solidária registou um volume considerável de entregas, demonstrando que o espírito solidário dos brigantinos continua forte e coeso. 

Os concursos de Natal tiveram uma significativa participação. No Conto de Natal foram admitidos 44 contos, sendo 31 na categoria de 1.º ciclo e 11 na categoria 2.º ciclo, envolvendo 204 alunos dos três agrupamentos de escolas e dos dois estabelecimentos privados da cidade. Registaram-se 48 Inscrições no Concurso de Presépios e 60 no Concurso de montras, tendo-se destacado a diversidade de atividades comerciais que concorreram, bem como a sua distribuição por toda a cidade de Bragança. 

Quando comparado com período homólogo verificou-se um aumento de 45,3% na taxa de utilização do parque de estacionamento da Praça Camões; um incremento de 3,5% no número de turistas atendidos no posto de turismo municipal (sendo maioritariamente com origem em Espanha); aumentos na ordem dos 6,2% nas taxas de ocupação hoteleira na cidade de Bragança e mais um acréscimo de 7,2% no número de visitantes dos equipamentos culturais municipais. 

O conjunto de iniciativas realizadas promoveu a dinamização económica e a promoção turística de Bragança, representando um custo global de 98.086,89 euros. “Bragança, Terra Natal e de Sonhos” contou com o apoio das seguintes entidades: Instituto Politécnico de Bragança, Polícia de Segurança Pública de Bragança, Bombeiros Voluntários de Bragança, Centro Ciência Viva, Escolas e Agrupamentos de Escolas de Bragança, Clube de Caça e Pesca de Bragança, Conservatório de Música e Dança de Bragança, Coral Brigantino, Associação Académica do IPB, Clube Académico de Bragança, Associação dos Amigos do Campo Redondo, Associação Team Giant, Velo Clube de Bragança, Associação Regional de Ciclismo e Cicloturismo de Bragança, ASCUDT - Associação Sociocultural dos Deficientes de Trás-Os-Montes e RTUB - Real “Tuna Universitária de Bragança Boémios e Trovadores”.






Sem comentários:

Enviar um comentário