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SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quarta-feira, 21 de janeiro de 2015

Mau tempo põe vigilância permanente e seis limpa-neves na Autoestrada Transmontana e IP4

A neve e o gelo obrigam a uma atenção redobrada da Autoestradas XXI, que dispõe de sete estacões meteorológicas e seis limpa-neves prontos a atuar na Autoestrada Transmontana e Itinerário Principal 4 (IP4), entre Amarante e Bragança.

A informação fornecida pelas estações meteorológicas e ainda pelas imagens em direto das cerca de 120 câmaras, espalhadas por estas duas vias, é recolhida e avaliada no Centro de Controlo de Tráfego da subconcessionária Autoestradas XXI, que está localizada na zona de Lamares, Vila Real.

Por estes dias, as principais preocupações são a queda de neve e a acumulação de gelo nestas vias, com destaque para o IP4, na zona do Marão, que é a principal ligação de Trás-os-Montes ao Litoral.

A empresa é responsável pela conservação e exploração de 133 quilómetros da Autoestrada Transmontana, entre Vila Real e Bragança, e de 54 quilómetros do IP4, entre Amarante e Vila Real e ainda à volta da cidade de Bragança.

A construção da Autoestrada Transmontana fez-se aproveitando vários quilómetros do traçado do IP4.

Para hoje foi lançado um alerta de neve desde a 00:00 até às 15:00 na região.

"Tivemos episódios de neve tanto no Marão como no alto de Lamares e Bragança, mas sem problemas de condicionamento de tráfego", afirmou à agência Lusa Pedro Araújo, chefe de operações da Operestradas XXI, empresa contratada para fazer a manutenção nestas vias.

O responsável salientou que se tenta fazer uma prevenção nos locais mais considerados mais críticos "à espera da neve".

Para o efeito são posicionados estrategicamente e, duas horas antes do período de alerta, os limpa-neves nesses locais, entre eles destacam-se o Marão, Lamares, Pópulo ou Rossas.

Neste inverno, dispõem de seis limpa-neves, designadamente quatro camiões pesados, uma viatura ligeira à qual é acoplada uma lâmina e um saleiro e ainda um outro veículo que resulta de um acordo com um prestador de serviços e trabalha na limpeza de neve na zona do IP4, na serra do Marão.

"Sobretudo no Marão, devido às características da via, o facto de não estarmos no local pode significar que, num condicionamento momentâneo, devido à neve, os nossos meios fiquem impedidos de chegar ao ponto onde têm de trabalhar", frisou.

Trata-se de uma estrada de montanha, com inclinações acentuadas e com zonas onde só existe uma via de circulação para cada sentido e ainda separadores centrais.

"No IP4, o trabalho tem melhorado ao longo do tempo porque tem sido possível, cada vez mais, uma intervenção em conjunto com as autoridades na gestão do tráfego e do trânsito mais eficiente. Ao longo dos anos todos vamos aprendendo", salientou.

Quanto à formação de gelo na estrada é feito, segundo Pedro Araújo, "sempre que possível um trabalho preventivo de modo a dotar a estrada das condições de segurança necessárias para a circulação".

Para tal, "é feito o espalhamento de sal antecipando as horas de maior frio e onde existe um maior risco de formação de gelo",

A empresa tem sempre disponíveis cerca de 300 toneladas de sal, durante os cinco meses mais críticos de inverno. Por ano, a Autoestradas XXI tem utilizado uma média de 800 toneladas de sal.

"Os constrangimentos de tráfego continuam a existir, mas o nosso objetivo é que eles aconteçam cada vez menos e sobretudo que sejam sempre de curta duração", frisou.

Lusa

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