Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

terça-feira, 13 de janeiro de 2015

Miranda do Douro // Autarquia aposta na valorização da capa de honras mirandesa

A Câmara de Miranda do Douro, no distrito de Bragança, iniciou o processo de “valorização” da capa de honras mirandesa, uma peça “única” do vestuário tradicional português e, ainda em uso no Nordeste Transmontano. 
A pensar nisso, desafiou os seus munícipes a marcar presença na missa da solenidade da Epifania, no domingo, com a tradicional capa. A eucaristia foi celebrada pelo bispo de Bragança-Miranda, D. José Cordeiro, um adepto assumido da capa de honra mirandesa. “É uma honra ter uma capa de honras”, disse o bispo.
“É uma feliz iniciativa do município de Miranda do Douro, em criar um dia para promover e divulgar a capa de honras”, acrescentou.
O autarca de Miranda do Douro, Artur Nunes, entende que é importante recuperar este património, associando-o também às regiões espanholas de Aliste e Zamora. Por isso, “no dia 21 de março serão convidados portugueses e espanhóis para desfilar em Miranda do Douro envergando as respetivas capas de honras, para se perceber o número de capas existentes e a sua antiguidade”, revelou.
O número de capas de honras mirandesa “é indeterminado”. No entanto, ao longo dos tempos “muitos exemplares foram feitos” e transitaram de geração em geração, assumindo-se como um valor familiar de relevante importância.
Para o investigador António Rodrigues Mourinho, a capa de honras mirandesa tem origem na região espanhola de Leão.

in:mdb.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário