Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quinta-feira, 15 de janeiro de 2015

Os ofícios tradicionais: "O Funileiro"

A arte de trabalhar a folha de Flandres e a produção de artefactos que já caíram em desuso. O Sr. Sabino é o último funileiro do concelho de Carrazeda de Ansiães. A memória do seu ofício já está guardada no Museu da Memória Rural de Vilarinho da Castanheira.

Um vídeo de síntese que mostra alguns dos artefactos de metal que actualmente já quase não se usam, mas que até à segunda metade do Séc. XX eram produzidos em grande número por estes artesãos. 

O registo foi feito na aldeia de Seixo de Ansiães, na margem direita do rio Douro, onde o Sr. Sabino, funileiro de profissão, ainda possui a sua oficina que perpetua, apesar da idade, com algum zelo e orgulho. 


A memória de alguns objectos que eram produzidos artesanalmente e integraram, durante muito tempo, um comércio de alguma importância; um comércio de feiras e de mercados que só caiu em desuso quando o plástico invadiu  os estabelecimentos comercias das vilas e das aldeias de Trás-os-Montes e Alto Douro. 

Este vídeo integra a componente audiovisual do Museu da Memória Rural de Vilarinho da Castanheira (Carrazeda de Ansiães), complementando o discurso museográfico respeitante ao ofício tradicional de funileiro.

Sem comentários:

Enviar um comentário