Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

sábado, 7 de fevereiro de 2015

Autarca classifica de "patetice" escolha de corredor da linha da barragem do Tua

O presidente da Câmara de Carrazeda de Ansiães, José Luís Correia, considerou hoje uma "patetice" a escolha do corredor da linha de alta tensão para transporte de energia da barragem de Foz Tua, em Trás-os-Montes.
"Não sei se a definição do corredor é uma punição por encomenda de alguns interesses, não sei se é um corredor que foi definido por quem não conhece a realidade local e regional porque é a maior patetice que pode haver", afirmou à Lusa.

Entre quatro soluções propostas pela EDP, o corredor de 40 quilómetros pela zona da Valeira foi o que recebeu parecer favorável condicionado e já mereceu também a contestação da Plataforma Salvar o Tua que intentou uma Ação Administrativa Especial contra a Agência Portuguesa do Ambiente (APA) por esta decisão.

Carrazeda de Ansiães, no distrito de Bragança, é um dos concelhos por onde vai passar o equipamento e o autarca local não entende o argumento de que se pretende salvaguardar o Douro Património Mundial.

"É área classificada igual com uma agravante: o corredor é muito mais extenso, fica muito mais caro ao país e passa por zonas especiais de proteção quando não o deveria", contra-argumenta.

Para o concelho de Carrazeda "é inaceitável, é inacreditável como é que há pessoas que têm a desfaçatez de atravessar o concelho numa área tão sensível como o vale vinhateiro de Ribalonga, como a zona especial de Linhares, Campelos, Carrapatosa, áreas muito sensíveis, muito expostas".

O autarca social-democrata questiona-se "a quem é que incomodava a linha ao atravessar o Douro no Tua porque devem ser pessoas com muito peso".

"O Douro é tão classificado junto ao Tua como é junto à barragem da Valeira. Parece que têm prazer em gastar dinheiro ao país e em criar impactos negativos numa área muito mais vasta", insistiu.

José Luís Correia explicou que tem andado a informar-se sobre o que poderá fazer para evitar esta solução, mas concluiu que "a Câmara Municipal não poderá fazer muito".

"Para apresentar uma providencia cautelar são os proponentes que assumem os encargos e as responsabilidades e quem é que quer assumir isso?", questionou.

A EDP garante que a solução escolhida não foi ditada pela empresa, que se limita apenas a cumprir "todas as recomendações da DIA", como afirmou à Lusa Freitas da Costa, diretor geral de projeto, durante uma visita à barragem.

"Para a EDP até nem é a solução mais económica - é a mais extensa - é a solução que do ponto de vista técnico-económico, paisagístico, de todos os interesses que estão em jogo neste projeto, é a que reuniu o melhor consenso e é esse projeto que nós vamos executar", declarou.

De acordo com o diretor, a elétrica está agora a elaborar o projeto de execução da linha e vai entrega-lo possivelmente "ainda este mês de fevereiro" à APA para aprovação e posterior execução.

"Não são soluções ilegais. Nós estamos 100 por cento dentro da legalidade, nós estamos a cumprir todas as recomendações da DIA", afiançou.

A barragem de Foz Tua encontra-se em fase de conclusão, em Trás-os-Montes, com a EDP a prever iniciar o enchimento da albufeira nos primeiros meses do próximo ano.

Lusa

Sem comentários:

Enviar um comentário