Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quinta-feira, 19 de fevereiro de 2015

Autarca de Mogadouro pede revisão das contrapartidas para municípios com barragens

O presidente da câmara de Mogadouro apelou hoje à EDP para rever as contrapartidas, compensações e rendas aos municípios com barragens mais antigas, para não serem descriminados face aos que contam com hidroelétricas mais recentes.

O autarca de Mogadouro, no distrito de Bragança, falava no decurso das comemorações do 50º aniversário da conclusão das obras de construção da barragem de Bemposta, um empreendimento hidroelétrico que está instalado no concelho transmontano.

O autarca pretende ainda que a distribuição da derrama associada aos centros eletroprodutores, constante na Lei das Finanças Locais, seja de uma vez por todas " uma realidade".

"Continuaremos a lutar para que o imposto pago pelos contribuintes do nosso concelho seja dividido equitativamente por todos e lutaremos contra aqueles centralistas de Lisboa que acham que o dinheiro para o interior é um desperdício", frisou.

Em resposta, e no uso da palavra, Pita de Abreu, presidente da EDP Produção, disse que tomou " nota das exigências" feitas pelo autarca, mas declinou responsabilidades nesta matéria, dizendo que "cabe o Governo a tomadas deste tipo de decisões".

"A gente [EDP] não pode substituir o Estado na publicação de leis e normas e até temos avançado com algumas iniciativas que ainda não estão aprovadas legalmente", acrescentou o responsável.

Pita de Abreu realçou que a "relação de confiança com as autarquias tem sido mútua, e assim vai continuar".

O município de Mogadouro recebe de contrapartidas provenientes da EDP cerca de 220 mil euros/ano.

A barragem de Bemposta começou a ser construída em 1959 e a sua inauguração aconteceu em 17 de outubro de 1964, tendo sido um empreendimento que "ajudou a dinamizar a revolução industrial que o país atravessava".

A barragem de Bemposta foi alvo de um reforço de potência em entre 2008 e 2011, o que permitiu prolongar a vida do empreendimento hidroelétrico, bem como a sua capacidade de produção.

A nova central hidroelétrica de Bemposta II correspondeu a um investimento total de 132 milhões de euros e aumentou em 80 por cento a potência do complexo.

A barragem de Bemposta é uma das três que a EDP produção tem em funcionamento no Douro Internacional.

FYP // MSP
Lusa/fim

Sem comentários:

Enviar um comentário