Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quarta-feira, 18 de fevereiro de 2015

Núcleo Museológico Outeiro, Bragança

Partindo de um objecto carregado de simbolismo e história – a Cadeira do Juiz, este espaço expositivo convida o visitante a uma viagem pela história de Outeiro, através da interacção directa e indirecta com o seu património material e imaterial.

O percurso tem o seu inicio na cadeia, onde através de imagens, textos e sons, se evoca as memórias e a riqueza histórica da aldeia e estende-se depois, como uma teia sobre o território de Outeiro e as suas gentes.

“A história de Outeiro, antigo concelho fronteiriço que integrou a linha de defesa e de consolidação do reino, é vasta e merece ser destacada.
O valioso património edificado, memória de gerações passadas, valia importante da actual e futuras gerações, permanece como testemunho
duradouro, que resiste ao despovoamento desta terra assente num passado feito de momentos devastadores e, também de glória .
O Núcleo Museológico, instalado no pequeno espaço da antiga cadeia, servirá como espaço de reflexão, encaminhamento e descoberta de memórias, da história e identidade do povo bragançano…”


In Catálogo do Núcleo Museológico de Outeiro, 2009, Texto Introdutório, Engº António Nunes, Presidente da Câmara.Municipal de Bragança

Sem comentários:

Enviar um comentário