Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

sexta-feira, 12 de fevereiro de 2016

Santa Casa da Misericórdia de Bragança alarga Terapia da Fala a todos os utentes

A Santa Casa da Misericórdia de Bragança disponibiliza, de forma gratuita, desde o início deste ano, terapia da fala a todas as crianças do escolar, pré-escolar, idosos da instituição e utentes do Centro de Educação Especial.

Uma especialidade assegurada por um profissional de saúde qualificado, que tem como objetivo aumentar a eficácia da comunicação pessoal, no meio social e educacional dos utentes da instituição, de forma a promover o desenvolvimento e autonomia no sentido de uma maior qualidade de vida dos mesmos. 

Nesta fase inicial, o terapeuta está numa fase de identificação e avaliação das necessidades individuais de cada criança, adulto e idoso, para, posteriormente, atuar nos problemas detetados. No caso das crianças, é importante a identificação precoce de dificuldades ao nível do desenvolvimento da linguagem, da articulação verbal, fluência verbal (gaguez) e alterações de voz, de forma, a permitir uma intervenção mais rápida e com maior eficácia. A intervenção numa fase inicial vai permitir potencializar a comunicação da criança e prevenir que surjam inerentes aos problemas de linguagem dificuldades na aprendizagem da leitura e da escrita. 

Na terceira idade, o seu foco de intervenção é, maioritariamente, em perturbações da linguagem, patologias vocais e da deglutição derivadas de problemas de saúde neurológicos e alterações próprias do envelhecimento que podem originar alterações, como por exemplo, afasia, apraxia e disartria.

De salientar que a terapia da fala já estava assegurada na Unidade de Cuidados Continuados. 

Por se tratar de uma especialidade multifacetada, e que pode intervir desde o recém-nascido até á terceira idade, a Santa Casa decidiu alargar esta especialidade a todas as respostas sociais “a pensar na qualidade de vida dos utentes que dela precisam”, afirma o provedor Eleutério Alves.

O responsável garante que esta é mais uma medida no sentido de otimizar a já reconhecida qualidade dos serviços prestados pela instituição. A Santa Casa da Misericórdia de Bragança é, assim, a primeira instituição da região, a disponibilizar de forma permanente e gratuita um terapeuta da fala aos seus utentes.

in:noticiasdonordeste.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário