Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

sexta-feira, 1 de abril de 2016

Ernesto Rodrigues diz que ideia de museu da língua em Matosinhos é “oportunismo político”

Há vários municípios interessados em avançar com projectos de museus que valorizem a língua portuguesa. Mas Ernesto Rodrigues, que integrou o grupo que desenvolveu o projecto do Museu da Língua Portuguesa em Bragança, liderado por Adriano Moreira, sublinha que o de Bragança tem todas as condições para se consolidar, lembrando que o projecto está já numa fase avançada.
O PS abordou, no mês passado, o assunto em reunião de Câmara, pedindo ao executivo de Bragança que tenha em conta que o Município de Matosinhos estaria a “alcandorar-se” a esta ideia. 
Ernesto Rodrigues diz ter conhecimento de outros municípios, como Fafe e Viana do Castelo que podem ter essa intenção, e lembra que foi o próprio PS, através do ministro da Cultura, João Soares, quem acarinhou a ideia do autarca de Matosinhos. “A história de Matosinhos tem a ver com uma visita que o ministro da cultura fez ao município e como estava a quente o incêndio do Museu da Língua de São Paulo o autarca de Matosinhos falou num museu da diáspora e da língua. 
Mais do que uma oportunidade, foi oportunismo político”, acusa o escritor. Ernesto Rodrigues lembra ainda que o próprio PS já tinha tido a ideia de criar este museu em Lisboa, que acabou por não se concretizar. 
Agora, na opinião do professor universitário, o importante é dar continuidade ao projecto em Bragança, aproveitando a oportunidade de canalizar fundos comunitários para o mesmo. 
O projecto do Museu da Língua Portuguesa já está pronto, tanto do ponto de vista científico como organizacional e prevê um investimento de cerca de 3 milhões e meio de euros, e deverá ser instalado no edifício dos antigos silos da EPAC. 

Escrito por Brigantia

Sem comentários:

Enviar um comentário