Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

terça-feira, 5 de abril de 2016

Mais produtores querem saber se têm azeite de qualidade

Recentemente, procura de análises ao azeite aumentou 60%
Dados referentes ao Gabinete de Apoio à Indústria Agro-Alimentar, inserido no Piaget Alimentar, que está sediado em Mirandela.

Maria Helena Chéu, diretora do Campus Académico do Nordeste, revela que este é um setor muito procurado, até porque está em crescendo o número de produtores que querem comercializar o azeite.

“Este ano tivemos um aumento de cerca de 60% de aumento na procura da análise azeite.

Cada vez mais os produtores procuram o embalamento e a exportação do produto e, naturalmente, para isso têm que ter resultados analíticos de um laboratório para poderem colocar na rotulagem os resultados que têm no relatório de ensaio. E para isso tem mesmo um laboratório. E este ano, sim, verifiquei uma procura maior da nível da análise da matriz do azeite.”

Até porque, ainda de acordo com Maria Helena Chéu, há uma maior conscientização da qualidade do azeite transmontano.

“É um setor procurado pela qualidade (o do azeite). Em Trás-os-Montes temos características ímpares para a produção do azeite, assim como em outras regiões DOP do país.

As pessoas querem procurar o que faz este azeite melhor do que outro. E querem analisá-lo, até porque já sabem que nem só parâmetros como a acidez determinam a qualidade do produto.”

Mais produtores querem analisar o seu azeite na região transmontana.

O Piaget Alimentar existe desde 2002, e realiza todo o tipo de testes a alimentos, e tem a acreditação IPAC. Já o Gabinete de Apoio à Indústria Agro-Alimentar dedica-se aos produtos endógenos da região, como o caso do azeite.

Escrito por ONDA LIVRE

Sem comentários:

Enviar um comentário