Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

sexta-feira, 1 de abril de 2016

Receitas em papel acabam hoje

A partir de hoje, as receitas deixam de ser passadas em papel. A nova receita eletrónica desmaterializada entra em vigor neste 1 de abril.
O único papel que vai acompanhar agora é uma guia, até para que o utente saiba como tomar os medicamentos. De resto, neste novo formato de receita sem papel é dado um código de dispensa de medicamentos, que fica acessível através de um e-mail, de sms ou pela área do cidadão na Plataforma de Dados da Saúde.

Domingos Fernandes, diretor clínico da Unidade Local de Saúde, enumera algumas das vantagens desta alteração.

“Há vantagens inerentes à própria desmaterialização, uma vez que não há a emissão de um documento em papel, que se pode perder, por exemplo, mas, mais do que isso, o próprio doente pode, no caso de medicação crónica, ou inexistência de medicamentos numa determinada farmácia, através da mesma prescrição fazer o levantamento dos medicamentos em mais do que uma farmácia.

Para isso, o doente tem de se fazer acompanhar do SMS que lhe é enviado, ou na inexistência disso ou de um email, fazer-se acompanhar da guia de tratamento.”

O diretor clínico diz ainda que os médicos tiveram já formação para funcionar neste novo formato, que entrou em vigor em regime de experimentação.

A partir de hoje deixam de ser passadas receitas em papel, e entra começa a funcionar o novo modelo de receita eletrónica desmaterializada.

Escrito por ONDA LIVRE

Sem comentários:

Enviar um comentário