A GNR está preocupada com o aumento do número de vítimas na sequência de acidentes de tractor. De acordo com a Guarda Nacional Republicana, só este ano, morreram no distrito de Bragança nove pessoas, na sequência de acidentes de tractor. Dos onze acidentes registados deste Janeiro deste ano até ao mês passado, resultaram ainda cinco feridos graves e quatro ligeiros.
Números que fazem com que, nos primeiros seis meses deste ano, já tenha ocorrido o mesmo número de acidentes, com este tipo de máquina agrícola, do que em todo ano de 2015, tendo-se registado mais do dobro de mortes, já que durante o ano passado no distrito de Bragança houve de quatro vítimas mortais.
O assunto levou mesmo à criação de um grupo de trabalho focado na prevenção destes acidentes e à intensificação do trabalho dos militares da GNR na sensibilização dos agricultores.
“Insistir na sensibilização” é o objectivo da GNR, pois quanto maior o número de pessoas informadas sobre os comportamentos de risco, mais acidentes se podem evitar, reforça o comandante da GNR de Bragança, coronel Amílcar da Cruz Ribeiro.
“É um tema que preocupa a GNR pela quantidade de incidentes registados, pelas consequências que provoca, pelo número de vítimas, mortais e feridos graves e ligeiro. E é necessário envolver a sociedade civil no sentido de passar uma mensagem forte, que as pessoas entendam e que faça as pessoas reflectir, porque temos de insistir. Nem que por vezes sejamos quase incómodos e pesados é importante que as percebam os perigos que tem uma máquina destas, quando não é conduzida com cuidado”, sublinha o responsável.
O comandante da GNR de Bragança garante que os militares desta força de segurança estão a intensificar esse trabalho, aproveitando até acções de fiscalização para sensibilizar os agricultores. E há também acções de sensibilização nos locais onde se concentram mais pessoas, nas aldeias.
“O agente não pede os documentos para penalizar, mas sim para falar, podem ser acções de pessoa a pessoa, quando se vê no campo, as nossas patrulha do ambiente, conversam com eles, como nas missas, nos locais de convívio, são locais importantes e podem ser utilizados nesta mensagem”, explicou.
O governo criou, recentemente, um grupo de trabalho com o objectivo de implementar medidas que possam contribuir para reduzir o número mortes e acidentes com tractores, composto pela GNR, a Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária e o Instituto de Mobilidade e Transportes.
Uma das acções a implementar brevemente vai ser a sensibilização das populações nas missas dominicais, uma medida que deverá avançar nos distritos de Bragança e Viseu mas que ainda não está calendarizada.
Entre os conselhos principais da GNR estão a utilização do arco de Santo António, não beber álcool, não transportar outras pessoas no tractor e inspeccionar regularmente o veículo.
Sara Geraldes
Escrito por Brigantia
Número total de visualizações do Blogue
Pesquisar neste blogue
Aderir a este Blogue
Sobre o Blogue
SOBRE O BLOGUE:
Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço.
A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)
(Henrique Martins)
COLABORADORES LITERÁRIOS
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário