Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

terça-feira, 19 de julho de 2016

Órgão da igreja matriz de Torre de Moncorvo requalificado

O órgão histórico da igreja matriz de Torre de Moncorvo voltou a tocar, depois de mais de 40 anos em silêncio.
A requalificação do instrumento de arte barroca foi inaugurada na passada sexta-feira.
Mais do que acompanhar a liturgia, o objectivo é que “o órgão possa servir para protagonizar momentos culturais”, como explica o director regional de cultura do norte, António Ponte.
Tratou-se de um investimento de 80 mil euros, comparticipado com fundos comunitários e que se insere num projecto de recuperação e instalação deste tipo de instrumentos musicais, levado a cabo pela Direcção Regional de Cultura do Norte. Uma ideia aplaudida pelo autarca de Moncorvo, Nuno Gonçalves.
“Eu espero que possamos incluí-la no roteiro de todos os órgãos das catedrais, embora Torre de Moncorvo não tenha uma catedral mas tem o maior templo cristão de Trás-os-Montes. Esta dimensão que lhe queremos dar leva-nos para a dimensão turística”.
Também o bispo da diocese de Bragança-Miranda, que presidiu à celebração eucarística, salientou a importância de aliar o culto à cultura.
“Não é apenas recordar o passado, mas abrir portas para o futuro. O culto e a cultura sempre andaram de mãos dadas”.
A requalificação do órgão da igreja matriz de Torre de Moncorvo, a primeira recuperação do género em Trás-os-Montes, encerra um ciclo de investimentos em arte sacra, levado a cabo pela Direcção Regional de Cultura, no valor de 13 milhões de euros.
O próximo projecto nesta área, que vai contemplar a recuperação de órgãos, músicas e a realização de concertos em igrejas, corresponde a um investimento de dois milhões e meio de euros e inclui o restauro do órgão da catedral de Miranda do Douro.
Também a catedral de Bragança vai ter um órgão. Um investimento de cerca de 500 mil euros.

Escrito por Brigantia
Sara Geraldes

Sem comentários:

Enviar um comentário