Até ao primeiro dia de 2017 quem patinar na Pista de Gelo, em Bragança, instalada na Praça Camões, está a ajudar as corporações de bombeiros do concelho de Bragança. O dinheiro que for conseguido entre 1 de dezembro e 1 de janeiro com esta atividade reverte integralmente para os soldados da paz.
É uma iniciativa inserida na Terra de Natal e de Sonhos, que “invadiu” no início deste mês o coração da capital de distrito, promovida pelo município brigantino. Uma parceria tripartida entre a Câmara Municipal, os Bombeiros Voluntários de Bragança e os Bombeiros Voluntários de Izeda, que se repete pelo segundo ano consecutivo. “Entendemos que os Bombeiros são uma instituição que merece toda e qualquer ajuda”, começa por dizer ao BPS Hernâni Dias, presidente da câmara de Bragança, que considera que esta é “uma forma de, indiretamente, podermos contribuir com uma receita que, de outra forma, não entraria nas Associações Humanitárias, e, ao mesmo tempo, de os próprios (os bombeiros) darem o seu contributo naquilo que é a dinamização da cidade”.
Bombeiros contentes com esta campanha
Cada pessoa paga o valor simbólico de 1 euro para utilizar a Pista de Gelo. Os bombeiros têm-se revezado na bilheteira, que é de sua responsabilidade. “O nosso trabalho tem sido prestar apoio na pista e vender os bilhetes”, explica José Fernandes, comandante dos Bombeiros de Bragança, que acrescenta que têm notado que as pessoas quando compram os ingressos, a saber que as verbas revertem para os bombeiros, “o fazem com agrado”. Os fundos angariados “não têm um fim específico” mas, certamente, vão ser “canalizados para o investimento na corporação, em meios materiais e humanos”.
Já para o comandante da outra corporação envolvida, da vila de Izeda, esta ação é “uma mais-valia” e uma satisfação. Óscar Esménio explica ainda que os bombeiros têm aproveitado os tempos de espera, por exemplo, nos serviços de transporte de doentes, para poderem ajudar em Bragança. O corpo ativo de Izeda está entusiasmado com esta participação – “os bombeiros gostam desta atividade. É trabalho, mas também uma diversão”. Por Izeda, a verba conseguida vai ser empregue “nas despesas correntes e em equipamento”.
Autarquia espera superar a verba de 2015
Dois terços do dinheiro conseguido fica para a corporação de Bragança e um terço vai para Izeda, tendo em conta factores como, por exemplo, a dimensão do corpo ativo de cada uma.
No ano passado, a afluência de público permitiu juntar 12 mil euros. Este ano, Hernâni Dias estima que a quantia angariada seja maior: “Tem-se verificado uma afluência bastante significativa, o que permite prever que a verba para as Associações Humanitárias aumente”. O autarca brigantino acrescenta que “toda a gente gosta de ajudar, e sendo para a instituição que é, as pessoas estarão até a patinar mais alegres”.
Esta não é a única iniciativa solidária a beneficiar os bombeiros no distrito. Para dia 17 está marcado um peddy-paper em Macedo de Cavaleiros, organizado pela Associação Comercial, Industrial e de Serviços local, cujo dinheiro vai reverter a favor de três instituições daquele concelho, entre elas os Bombeiros Voluntários macedenses.
Artigo por: Tânia Rei
in:bps.pt
Número total de visualizações do Blogue
Pesquisar neste blogue
Aderir a este Blogue
Sobre o Blogue
SOBRE O BLOGUE:
Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço.
A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)
(Henrique Martins)
COLABORADORES LITERÁRIOS
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário