A antiga fortificação remonta à era pré-romana e tinha como função defender um enorme povoado existente no local.
A abertura do procedimento para classificação de um povoado fortificado da Idade do Ferro em Vilarinho dos Galegos, no concelho de Mogadouro, distrito de Bragança, foi hoje publicada em Diário da República (DR).
A proposta de classificação parte da Direção Regional de Cultura do Norte, indica o DR.
Segundo uma equipa de investigadores da Universidade do Minho (UM), a antiga fortificação remonta à era pré-romana e tinha como função defender um enorme povoado existente no local onde, durante cerca de três anos, foram realizadas sondagens arqueológicas para melhor se perceber a ocupação do local.
A fortificação tinha como objetivo defender uma comunidade rural que existiu junto a Vilarinho dos Galegos, numa área sobranceira ao rio Douro com mais de 2.500 anos.
De acordo com os investigadores da UM, pouco se sabia da história relacionada com a fortificação, que é a primeira de um conjunto de duas ou três que vão ser alvo de investigação nos próximos anos no concelho de Mogadouro.
O castro de Vilarinho dos Galegos faz parte da Rota dos Castros e Berrões, conjuntamente com outras fortificações peninsulares da região de Salamanca, Ávila, Miranda do Douro e Penafiel.
Agência Lusa
Foto: Rogério Santos
Número total de visualizações do Blogue
Pesquisar neste blogue
Aderir a este Blogue
Sobre o Blogue
SOBRE O BLOGUE:
Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço.
A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)
(Henrique Martins)
COLABORADORES LITERÁRIOS
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário