Macedo de Cavaleiros vai acolher, pela primeira vez, um congresso dedicado ao turismo. A iniciativa faz parte do programa da vigésima Feira da Caça e Turismo, que decorre entre os dias 26 e 29 deste mês.
O congresso, que vai decorrer nos dias 27 e 28, é dirigido a estudantes, agentes e todos os interessados pela área do turismo.
O autarca, Duarte Moreno, explica que é esperada a presença de vários participantes vindos de todo o país e até do estrangeiro, dedicando especial atenção ao Geoparque Terras de Cavaleiros e ao papel dos municípios no desenvolvimento turístico dos territórios. “Um dia saera dedicado à UNESCO e aos Geoparques e o dia seguinte será dedicado e o dia seguinte aos municípios. Contará com diversos intervenientes, nacionais e estrangeiros”, salientou.
O Congresso de Turismo promete ser mais um motivo de atracção de visitantes ao concelho de Macedo de Cavaleiros no final deste mês, esperando-se que mais de 20 mil pessoas passem pelo concelho, durante os dias da feira.
Uma forma de potenciar o desenvolvimento do turismo mas que traz à tona um problema antigo do concelho macedense: a falta de alojamento.
O presidente do Município garante que haverá novidades em breve, nesta área, sem adiantar pormenores.”Continua a faltar alojamento, o que beneficia os concelhos limítrofes, onde ficam alojados muitos visitantes de Macedo. De facto, é uma lacuna que estamos a tentar preencher, ainda não conseguimos, mas penso que, a breve prazo teremos novidades”, referiu.
Quanto à componente da caça, não faltarão nesta edição da feira as tradicionais montarias, a prova de Santo Huberto, a Copa Ibérica de Cetraria
Maior evento cinegético ou o concurso de cães de caça.
Duarte Moreno não tem dúvidas ao afirmar que este é o maior evento cinegético do país. “É o que dizem os caçadores que por aqui passam: que este é o maior evento cinegético do país. De facto, é já um evento obrigatório para os caçadores de caça grossa e é uma marca do nordeste transmontano e de Macedo de Cavaleiros”, salientou.
A gastronomia é outra das componentes da Feira da Caça e turismo que prevê showcookings e é acompanhada pela Rota Gastronómica do javali, nos restaurantes aderentes.
O último dia do certame prevê ainda a inauguração da rotunda “ Capital da Caça”, junto ao posto da GNR da cidade.
Escrito por Brigantia
Sara Geraldes
Número total de visualizações do Blogue
Pesquisar neste blogue
Aderir a este Blogue
Sobre o Blogue
SOBRE O BLOGUE:
Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço.
A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)
(Henrique Martins)
COLABORADORES LITERÁRIOS
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário