Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

quinta-feira, 9 de fevereiro de 2017

Entrudo e gastronomia em Podence e Macedo de Cavaleiros

A proposta é muito simples e fácil de transmitir. Se gosta de viver o espírito do carnaval, porque não sentir o mais genuíno de todos os carnavais, onde a tradição dos Caretos de Podence são a atração principal. É o Entrudo Chocalheiro, de 25 a 28 de fevereiro, em Podence e Macedo de Cavaleiros.
São 4 dias, sim, aqui o Carnaval é de 4 dias, de animação à volta dos Caretos de Podence. O som dos chocalhos é o mais ouvido, a correia e o colorido dos fatos é o mais visto. A festa de Carnaval dos Caretos de Podence está em processo de inscrição no Inventário Cultural Nacional, facto que comprova a genuinidade desta tradição.

Macedo de Cavaleiros recebe o primeiro desfile do Carnaval. Na noite de sábado, dia 25, a cidade recebe os foliões das associações e instituições do concelho, no desfile noturno, onde não faltarão os Caretos de Podence e a queima do Entrudo no Jardim 1º de Maio para “abrir o apetite” para os dias restantes em Podence. Depois, nesta freguesia, domingo, segunda e terça de Carnaval a animação vai além dos Caretos, com várias propostas para os seus dias: passeios pedestres, raids fotográficos, pregões casamenteiros, concertos tradicionais, queimada, apresentações de livros, exposições…

Entrudo Chocalheiro é também um desafio aos paladares, dado que nestes dias decorre o Festival Gastronómico do Grelo. São 23 restaurantes aderentes em todo o concelho.Ao longo de 4 dias, de 25 a 28 de fevereiro, todos têm grelos nas suas ementas para apresentar aos clientes. Um Carnaval assim só podia juntar o melhor da tradição o melhor dos sabores. 

Por isso, o Entrudo Chocalheiro acaba também por ser um desafio aos paladares, com o Festival Gastronómico do Grelo. Não esquecendo as receitas tradicionais transmontanas, os restaurantes apostam na recriação de novos pratos, adaptando-os a todos os gostos e que, mercê de uma característica tão vincada de bem receber, serão ótimos anfitriões para quem visita este território, Geopark Mundial da UNESCO.

in:noticiasdonordeste.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário