Está a ser constituído o agrupamento de Produtores de Carne de Suínos Bísaros, cuja sociedade comercial foi constituída esta sexta-feira, durante a feira do fumeiro de Vinhais.
O principal objectivo desta entidade é organizar a produção de carne de suíno desta raça com Denominação de Origem Protegida (DOP), de forma a permitir organizar a produção e ajudar a colocá-la no mercado.
Para Carla Alves, da Associação Nacional de Criadores de Suínos de Raça Bísara, este é um agrupamento que já fazia falta para promover esta carne DOP.
Depois de ter sido constituída a sociedade comercial, o passo seguinte é pedir o reconhecimento como agrupamento de produtores, nomeadamente para ser possível aceder a fundos comunitários. O agrupamento pretende ainda conseguir responder à crescente procura deste produto e Carla Alves garante que a produção da região tem capacidade para crescer caso o mercado assim o exija.
Para além de 20 produtores, subscreveram o documento que vai dar origem ao agrupamento, entidades públicas, como o Instituto Politécnico de Bragança, a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, o presidente do município de Vinhais, o Director Regional da Agricultura e Pescas do Norte, Manuel Cardoso, e o Director-Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV), Fernando Bernardo, havendo ainda o interesse por parte de várias autarquias.
Informação CIR (Rádio Brigantia)
Número total de visualizações do Blogue
Pesquisar neste blogue
Aderir a este Blogue
Sobre o Blogue
SOBRE O BLOGUE:
Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço.
A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)
(Henrique Martins)
COLABORADORES LITERÁRIOS
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário