Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quinta-feira, 2 de março de 2017

Município de Bragança estuda ampliação do Museu Ibérico da Máscara

Está prevista uma ampliação do museu ibérico da máscara e do traje. A notícia foi avançada pelo autarca de Bragança, Hernâni Dias, nas comemorações do 10º aniversário do museu.
As instalações onde o museu está sediado têm uma área muito pequena e existe por isso a necessidade de alargar o equipamento, por onde já passaram cerca de 108 mil pessoas nestes 10 anos. O processo de alargamento está em discussão com Leon.

“Essa é uma pretensão, embora seja evidente que não é algo que vai acontecer rapidamente, pois é necessário negociar o espaço para o alargamento desta ideia”, explicou Hernâni Dias.

Também no âmbito das comemorações, foi inaugurada uma exposição de máscaras do artesão Isidro Rodrigues. Esta é uma exposição com 35 máscaras típicas da aldeia de Aveleda, do concelho de Bragança.

“A máscara típica de Aveleda demora dois a três dias a ser elaborada. São feitas de lata, folha-de-flandres ou zinco. Têm outros adereços conjugados, pêlo de animal e cornos de animais selvagens” descreve Isidro Rodrigues.

Os Caretos são uma tradição que tem vindo a ser recuperada e cada vez mais fomentada no nordeste transmontano. O museu da máscara é uma forma de reviver esta e outras tradições tão genuínas da região e que através das suas colecções promete não deixar cair no esquecimento das pessoas, a importância das suas raízes. 

Escrito por Brigantia

Sem comentários:

Enviar um comentário