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SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

domingo, 23 de abril de 2017

Comboio histórico do Douro regressa a 3 de junho

O comboio histórico regressa à linha do Douro a 3 de junho, para uma campanha que inclui 50 viagens, entre a Régua e o Tua, até 29 de outubro, disse hoje à agência Lusa fonte da CP.
Foto: António Pereira
O programa do comboio histórico na linha do Douro arrancou no final da década de 90. A edição 2016 ficou marcada pelo regresso da locomotiva a vapor que foi alvo de uma “intervenção inovadora” para substituir a tração a carvão pelo diesel. Nesse ano, foram transportados 9.152 passageiros, um número que se traduz numa ocupação média de 218 passageiros por comboio.

Agora, em 2017, segundo adiantou fonte da CP – Comboios de Portugal, estão previstas mais viagens, num total de 50 circulações, entre 3 de junho e 29 de outubro.

A empresa especificou que haverá circulações em todos os fins de semana durante este período (22 sábados e 22 domingos), ainda em cinco quartas-feiras (de 2 a 30 de agosto) e uma terça-feira (15 de agosto).

A locomotiva a vapor, que puxa cinco carruagens históricas de madeira datadas do início do século XX, parte do Peso da Régua, distrito de Vila Real, e segue até ao Tua, concelho de Carrazeda de Ansiães, distrito de Bragança, numa viagem com vista para o rio Douro e as vinhas em socalco, em pleno Património Mundial da UNESCO.

Pelo meio, o comboio para na estação do Pinhão, onde os passageiros podem ver os 25 painéis de azulejo do edifício principal e ainda visitar a loja Wine House.

Durante todo o trajeto, há animação, assegurada por um grupo de cantares regionais, ainda uma degustação de vinho do Porto e distribuição de rebuçados da Régua.

A empresa aposta nos bilhetes combinados, que integram a viagem no comboio histórico e as viagens de ida e volta, a partir de vários pontos do país (Norte, Centro, Alentejo e Algarve).

Em 2013, a CP decidiu retirar a locomotiva a vapor da campanha do comboio histórico, para proceder à sua adaptação às exigências ambientais do século XXI e tornar o comboio mais eficiente do ponto de vista operacional e energético, o que teve reflexos na “sua sustentabilidade económica”.

A nova caldeira é uma reprodução da original e permite um funcionamento com menos fumo, sem cinza e sem riscos de incêndio.

Segundo a empresa, apesar da substituição temporária da locomotiva a vapor, este produto continuou a registar um crescimento em volume de passageiros e uma ocupação média por comboio elevada.

Em 2013, 2014 e 2015 transportaram-se 2.672, 3.416 e 6.202 passageiros.

in:diariodetrasosmontes.com

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