Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

terça-feira, 10 de abril de 2018

Centro Interpretativo do Porco e do Fumeiro

Visitámos o Centro Interpretativo do Porco e do Fumeiro na vila de Vinhais, no distrito de Bragança. Este é um espaço privilegiado de demonstração e preservação de conhecimento, práticas, objectos e actividades relacionadas com o porco e também  com o fumeiro.
O Centro Interpretativo do Porco e do Fumeiro fica situado no Largo do Arrabalde, em Vinhais, bem próximo das muralhas do antigo castelo. Aqui está garantida uma verdadeira viagem pelo conhecimento e aprendizagem sobre o porco e sobre o  fumeiro. 
Desde o nascimento do porco, à alimentação, à preparação da matança até ao fumeiro, o Centro Interpretativo do Porco e do Fumeiro dispõe de diversas ferramentas diversas, atractivas e funcionais, de fácil utilização e interactivas. 
Neste centro conseguimos compreender vários elementos museológicos associados ao porco, desde objectos até elementos gráficos, iconográficos, literários e musicais. Elementos que nos ajudam a conhecer melhor a raça de uma forma divertida e muito apelativa para os mais novos porque para além do conhecimento adquirido sobre a matéria conseguimos ter nesta visita uma experiência cultural rica e atractiva e, ao mesmo tempo, uma experiência lúdica e sensorial
Conhecer, explorar, aprender e até  brincar é tudo que pode fazer no Centro Interpretativo do Porco e do Fumeiro, que desta forma assegura a transmissão para as novas gerações da história e da importância do porco e do fumeiro nesta vila.

Aqui encontra o Porco nos seus múltiplos aspectos:

O Curral
Existe um espaço rural que simula uma loja ou curral com os alimentos tradicionais recolhidos. Também conseguimos perceber o efeito dos alimentos na qualidade da carne e na criação de raças.

Capador, veterinário e matão
É também possível conhecer a  função do capador (a flauta de Pan – gaita de capador) e do veterinário com a presença de alguns objectos veterinários. Outra figura é o matador ou também conhecido como o matão, as facas, alguidares de barro, as carquejas, o colmo, as giestas, a padiola ou grade, pedras ásperas, sachos, foices ou outros materiais de corte, pedra de raspar ou de amolar as facas e a salgadeira.

Gastronomia
O unto, os salpicões, os presuntos, as chouriças, a carne que vai para a salgadeira, percebemos todos os alimentos que resultam do porco e a importância que tem na cozinha portuguesa.

Para os mais novos
Também as crianças dispõem neste espaço de vários elementos divertidos e pedagógicos que serão sem dúvida muito apreciados como a história dos três porquinhos e o lobo mau, há uma adivinha e até  uma canção.

Por Joana Gonçalves
Revista Raízes

Sem comentários:

Enviar um comentário