Visitámos o Centro Interpretativo do Porco e do Fumeiro na vila de Vinhais, no distrito de Bragança. Este é um espaço privilegiado de demonstração e preservação de conhecimento, práticas, objectos e actividades relacionadas com o porco e também com o fumeiro.
O Centro Interpretativo do Porco e do Fumeiro fica situado no Largo do Arrabalde, em Vinhais, bem próximo das muralhas do antigo castelo. Aqui está garantida uma verdadeira viagem pelo conhecimento e aprendizagem sobre o porco e sobre o fumeiro.
Desde o nascimento do porco, à alimentação, à preparação da matança até ao fumeiro, o Centro Interpretativo do Porco e do Fumeiro dispõe de diversas ferramentas diversas, atractivas e funcionais, de fácil utilização e interactivas.
Neste centro conseguimos compreender vários elementos museológicos associados ao porco, desde objectos até elementos gráficos, iconográficos, literários e musicais. Elementos que nos ajudam a conhecer melhor a raça de uma forma divertida e muito apelativa para os mais novos porque para além do conhecimento adquirido sobre a matéria conseguimos ter nesta visita uma experiência cultural rica e atractiva e, ao mesmo tempo, uma experiência lúdica e sensorial
Conhecer, explorar, aprender e até brincar é tudo que pode fazer no Centro Interpretativo do Porco e do Fumeiro, que desta forma assegura a transmissão para as novas gerações da história e da importância do porco e do fumeiro nesta vila.
Aqui encontra o Porco nos seus múltiplos aspectos:
O Curral
Existe um espaço rural que simula uma loja ou curral com os alimentos tradicionais recolhidos. Também conseguimos perceber o efeito dos alimentos na qualidade da carne e na criação de raças.
Capador, veterinário e matão
É também possível conhecer a função do capador (a flauta de Pan – gaita de capador) e do veterinário com a presença de alguns objectos veterinários. Outra figura é o matador ou também conhecido como o matão, as facas, alguidares de barro, as carquejas, o colmo, as giestas, a padiola ou grade, pedras ásperas, sachos, foices ou outros materiais de corte, pedra de raspar ou de amolar as facas e a salgadeira.
Gastronomia
O unto, os salpicões, os presuntos, as chouriças, a carne que vai para a salgadeira, percebemos todos os alimentos que resultam do porco e a importância que tem na cozinha portuguesa.
Para os mais novos
Também as crianças dispõem neste espaço de vários elementos divertidos e pedagógicos que serão sem dúvida muito apreciados como a história dos três porquinhos e o lobo mau, há uma adivinha e até uma canção.
Por Joana Gonçalves
Revista Raízes
Número total de visualizações do Blogue
Pesquisar neste blogue
Aderir a este Blogue
Sobre o Blogue
SOBRE O BLOGUE:
Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço.
A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)
(Henrique Martins)
COLABORADORES LITERÁRIOS
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário