Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

sábado, 7 de abril de 2018

Visita Pascal na cadeia

Os reclusos do Estabelecimento Prisional de Bragança celebraram esta sexta-feira a Páscoa de uma forma diferente, com a visita pascal às celas.
Pelo segundo ano consecutivo o Estabelecimento Prisional de Bragança organizou uma visita pascal, com o compasso a passar pelas celas dos reclusos que quiseram participar nesta celebração religiosa, esta sexta-feira. Os elementos que integram o compasso, que auxiliam o pároco, também estão presos.

A maior parte dos reclusos abriu a porta da cela tal como se estivesse em casa, ao pároco Fernando Calado, assistente espiritual do serviço Diocesano de Pastoral Penitenciária da Diocese de Bragança-Miranda. "Os reclusos têm as memórias das suas aldeias e manifestaram saudades da visita Pascal, pelo que decidimos recriar essa tradição tão arreigada aqui nas nossas terras", explicou o capelão do EP de Bragança.

Os reclusos mostraram alegria com a celebração da Páscoa dentro da própria cadeia e alguns receberam o pároco como manda a tradição, com a mesa posta
daquilo que podiam, como laranjas e amêndoas. "Eles gostam e vivem o momento com muita dignidade, atrevo-me a dizer até com mais dignidade do que se passa em alguns locais", referiu o padre Fernando Calado.

Os participantes consideram que se trata de um "momento especial", referiu José Silva, um recluso que também é sacristão, "por ser um dia diferente que faz esquecer a prisão e faz lembrar a Páscoa na aldeia", acrescentou,

Antes da visita o padre celebrou a eucaristia com a presença de muitos reclusos, alguns dos quais fazem parte do coro e leram as leituras do dia.

JN

Sem comentários:

Enviar um comentário