Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

segunda-feira, 4 de junho de 2018

Festa da Cereja abre ao público na sexta feira

Cerimónia de abertura conta com a presença do Ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita
A Festa da Cereja de Alfândega da Fé abre portas a 8 de junho (sexta feira), às 10h00, dando a conhecer o melhor do concelho e da região. O evento que faz da cereja elemento de promoção e valorização da cultura e identidade do concelho é inaugurado oficialmente às 17h00. A cerimónia conta com a presença do Ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita.

São três dias de Festa que vai já na 36ª Edição. Este ano, o espaço será dedicado especialmente aos produtores locais, com zonas temáticas personalizadas e mais atrativas, dedicadas aos principais produtos como o queijo e enchidos, azeite, frutos secos, doces e compotas tradicionais, vinhos e turismo vão estar em destaque na Tenda com 2100m2. Onde não faltará a rainha da festa: a cereja de Alfândega da Fé.

Este ano a maturação da cereja atrasou devido às condições climatéricas mas a promessa é de que não faltará cereja de alta qualidade, proveniente da zona de produção da cereja de Alfândega da Fé. As deliciosas cerejas são sempre o grande atractivo para quem visita e, por serem as primeiras, são ainda mais desejadas.

Também a gastronomia vai estar em destaque com um espaço renovado para a Edição da Festa da Cereja 2018. Vai poder apreciar pratos típicos, como a Sopa das Cegadas, o Cabrito, o Cordeiro e outros, nos restaurantes e tasquinhas presentes no recinto e ainda saborear deliciosas sobremesas com cerejas. Vão ser apresentados menus típicos, possibilitando uma experiência única, numa parceria com o chef Marco Gomes que acompanhará a restauração durante os três dias de festa e que contará com a participação da vencedora do 1º Masterchef Júnior a Maria.

Mas há mais: pelo quarto ano consecutivo realiza-se o Encontro de Pastores, no dia 9 de Junho, onde são postas a concurso a Cabra Serrana e a Ovelha Churra da Terra Quente. O Júri será composto por membros da Associação Nacional de Caprinicultores da Raça Serrana (ANCRAS), da Associação Nacional de Criadores de Ovinos Da Churra da Terra Quente (ANCOTEQ) e da Direção Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV). A classificação decorrerá entre as 10h00 e as 13h00, seguindo-se de um almoço convívio e entrega dos respetivos prémios.

No dia 10, haverá a 2ª Edição da Meia Maratona da Cereja, prova pioneira no distrito de Bragança, que se pretende afirmar no “mapa” do atletismo nacional. A edição de 2018, com um percurso que alia património histórico à beleza do vermelho das cerejas, tem início junto ao Recinto Municipal de Feiras, pelas 9h00. A Prova compreende a Meia Maratona (21km) e uma caminhada não competitiva (8km), estando inserida no Programa da Festa da Cereja. O surgimento desta prova prende-se com a política do Município em aumentar o número de praticantes de atividade física no concelho e em dar a conhecer o território e as suas características peculiares.

A cultura também terá grande destaque nesta Edição. No dia 9 de junho tem lugar o lançamento do Polo da Bienal de Cerveira em Alfândega da Fé pelas 15h30 e que conta com a presença da Diretora Geral das Artes, Sílvia Belo Câmara. A Bienal de Cerveira chega a Alfândega da Fé no dia 11 de agosto assinalando os 40 anos de existência da mais antiga mostra cultural da Península Ibérica.

No dia 10 de junho, pelas 16h00, a arte chega sob a forma de teatro com a apresentação do “O Teatro e as Serras – Polo de Criação da Serra de Bornes”, projeto vencedor da 1ª edição do Orçamento Participativo de Portugal 2017 na área da Cultura/Região Norte quem conta com a presença do Director Regional da Cultura Norte, António Manuel Ponte.

A animação é garantida. Virgul e Carminho são os cabeça de cartaz, a quem se juntam vários grupos convidados. A autarquia alfandeguense quer este ano dar ênfase ao que por lá se faz de melhor, apostando num novo formato e organização para proporcionar aos visitantes uma melhor experiência na Festa da Cereja.

Nos dias 8, 9 e 10 de Junho, todos os caminhos vão dar a Alfândega da Fé.

Iniciativa da autarquia pretende dinamizar a restauração local
É com o objectivo de dinamizar a gastronomia de Alfândega da Fé que a autarquia vai apostar na qualificação, promoção e divulgação da restauração e dos pratos típicos locais. Visando o reforço da economia e dos produtores do concelho, o município está a preparar um Regulamento Municipal, em parceria com Chef Marco Gomes, para levar à mesa o que de melhor há em Alfândega da Fé.

Trata-se do “Alfândega à Mesa”, uma iniciativa que já foi apresentada aos restaurantes locais e que na Festa da Cereja vai lançar as primeiras sementes. Nas tasquinhas aderentes, vai ser possível experimentar alguns dos pratos típicos que o “Alfândega da Fé à Mesa” pretende oferecer durante o resto do ano. Durante o certame o Chef Marco Gomes vai orientar e apoiar os restaurantes aderentes, uma garantia para a qualidade e excelência do serviço que vai ser prestado.

Tasquinhas renovadas para a Festa da Cereja
A Festa da Cereja de Alfândega da Fé é uma montra privilegiada do que de melhor se faz no concelho e na região. Para acompanhar esta realidade a organização do certame renovou a zona das tasquinhas (restauração) para criar um ambiente condizente com os pratos que vão ser apresentados.

As infra-estruturas foram renovadas mas também a apresentação das mesas vai ser melhorada. Com uma imagem uniformizada para todas as tasquinhas, o denominador comum para a restauração vai ser a qualidade e excelência dos pratos, aliados ao que de melhor a gastronomia local pode oferecer.

Para além de tudo isto, durante o certame haverá lugar a showcookings, apresentados por Marco Gomes, no dia 10 de junho e no dia 9, pela Maria, natural de Alfândega da Fé e vencedora do 1ºMasterchef Júnior de Portugal.


De 8 a 10 de Junho vai poder provar os sabores típicos da região, num espaço renovado e feito a pensar em si.

Meia Maratona | Trilho da Cereja
No dia 10 de Junho, realiza-se a 2ª Edição da Meia Maratona da Cereja, inserida no Programa da Festa da Cereja 2018. Uma prova pioneira no distrito de Bragança, que se pretende afirmar no “mapa” do atletismo nacional. A edição deste ano, conta com um percurso que alia o património histórico à beleza do vermelho da cereja.

A Prova que compreende a Meia Maratona (21 km) e uma caminhada não competitiva (8km), tem início marcado para as 9h00, junto ao Recinto Municipal de Feiras. A entrega dos respetivos prémios, acontece por volta das 12h30, no Recinto da Feira. O surgimento desta prova prende-se com a política do Município em aumentar o número de praticantes de atividade física no concelho e em dar a conhecer o território e as suas características peculiares.

Freestyle Show de Motos por Paulo Martinho
Uma novidade na Edição da Festa da Cereja 2018, é o espetáculo Freestyle de Motos, que conta com a presença de Paulo Martinho. Este espetáculo realiza-se no dia 9 de Junho pelas 16h00, tendo uma segunda demonstração às 21h00.

Paulo Martinho é o pioneiro do Freestyle em Portugal, e executa aquele que é considerado o maior espetáculo motorizado do mundo, protagonizado por um só homem. Começou pelas motas, mas hoje em dia chega a transportar mais de 1.200 cv, distribuídos pelos mais diversos e “adrenalizantes” veículos, como é o exemplo de uma moto Honda CBR 900 RR, com 150 cv, para fazer inúmeras e incríveis manobras de perícia.
Venha ver um dos maiores pilotos de show do mundo, que protagoniza um impressionante e inesquecível espetáculo, da mais pura adrenalina.

Ainda no dia 9, sábado, às 18h30, haverá uma demonstração de Artes Marciais por parte da Associação Desportiva de Alfândega da Fé (ADAF). A ADAF foi fundada em 2011, e procura dar a conhecer um desporto virado para a mente e para o corpo através do ensino de várias artes marciais na vertente de defesa pessoal. Neste momento, a associação conta com 20 participantes, com idades compreendidas entre os 6 e os 50 anos.

Para os amantes do desporto, a 36ª Edição da Festa da Cereja tem várias ofertas para lhe propor.


Dias 8, 9 e 10 de Junho, todos os caminhos vão dar a Alfândega da Fé.

Produtores de Alfândega da Fé em destaque na Festa da Cereja
Foi a pensar nos produtores locais que a autarquia de Alfândega da Fé repensou o espaço de Exposições para esta nova Edição da Festa da Cereja. Em destaque vão estar os produtores do concelho com a sua diversidade de produtos: queijo, enchidos, azeite, frutos secos, doces e compotas tradicionais, vinhos , turismo e onde não faltará a cereja. Mas há mais, o certame vai promover o lançamento de novos produtos e produtores dando ênfase ao que de melhor se produz em Alfândega da Fé.

São 5 zonas temáticas, personalizadas e mais atractivas, para 27 produtores de Alfândega da Fé, que nos dias 8, 9 e 10 de junho vão expor os produtos locais. A autarquia apostou este ano na renovação da tenda com 2100m2, criando ilhas para a mostra dos produtos locais e áreas diferenciadas para dar a conhecer o melhor de Alfândega da Fé e da região.

A diversidade de produtos é vasta mas as atenções voltam-se para a rainha da festa: a Cereja. Para o fruto que dá nome à Festa estão reservados 240 m2, distribuídos por 6 produtores da área de produção da Cereja de Alfândega da Fé. Recentemente foi feita uma candidatura a IGP (Identificação Geográfica Protegida), que inclui a produção e cereja do concelho e de algumas localidades limítrofes que estarão em destaque nesta edição da Festa da Cereja.

O momento vai ser aproveitado para o lançamento de novos produtos e produtores locais, é o caso do vinho “Cancela da Fonte Fria”, uma marca de vinho recentemente criada por Mário Cancela, um produtor local, que poderá conhecer no dia 8 de junho, pelas 19h30. Também um novo azeite vai ser lançado durante o certame. O Azeite “D. Maria do Carmo” da premiada Casa Aragão, de Alfândega da Fé, poderá ser apreciado no dia 8 de junho, pelas 18h00.


De 8 a 10 de junho a Cereja é a rainha, mas há mais produtos a conhecer e provar na Festa da Cereja de Alfândega da Fé.

Arte e Cultura de 8 a 10 de Junho em Alfândega da Fé
A 36º Edição da Festa da Cereja de Alfândega da Fé é marcada pelas atividades culturais que, durante os 3 dias do certame vão ser dinamizadas. A autarquia vai aproveitar o maior evento do concelho para apresentar duas grandes iniciativas, uma relacionada com Arte e outra com Teatro, envolvendo o público e as associações locais em momentos de criatividade artística.

Falamos, em primeiro lugar do lançamento do Polo da Bienal de Cerveira em Alfândega da Fé que terá lugar no dia 9 de junho, pelas 15h30 e que conta com a presença da Fundação Bienal de Cerveira e de uma Delegação do Município de Vila Nova de Cerveira. A Bienal de Cerveira chega a Alfândega da Fé no dia 11 de agosto assinalando os 40 anos de existência da mais antiga mostra cultural da Península Ibérica.

Durante os 3 dias da Festa da Cereja, a partir das 10h00, vão ser realizadas várias Oficinas de Arte, orientadas por artistas ligados à Bienal. No dia 8 de junho a Oficina é acompanhada por Ricardo Campos, No dia 9, será a vez de os visitantes interagirem com Henrique do Vale e no dia 10 de junho os artistas Cabral Pinto e Fernanda Santos serão os orientadores das Oficinas de Arte.

Arte que chega sob a forma de teatro no dia 10 de junho, pelas 16h00, com a apresentação do projeto vencedor do Orçamento Participativo de Portugal “O Teatro e as Serras – Polo de Criação da Serra de Bornes”. Uma ideia que nasceu em Alfândega da Fé mas que se estende a outras serranias da região norte. A iniciativa é promovida pela companhia Filandorra – Teatro do Nordeste e conta com a presença do Director Regional da Cultura Norte, Drº António da Ponte e autarcas dos municípios envolvidos nos restantes núcleos de teatro. Vai ser possível assistir a performances teatrais levadas a cabo pelo grupo de teatro de Alfândega da Fé- TAFÉ. As “Teatrices” vão andar pelo recinto da festa fazendo jus a este dia em que o teatro sai à rua.

A cultura em destaque num dos principais eventos da região onde também há lugar para a criatividade.


De 8 a 10 de junho todos os caminhos vão dar à Festa da Cereja de Alfândega da Fé.

CM de Alfândega da Fé

Sem comentários:

Enviar um comentário