Cerimónia de abertura conta com a presença do Ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita
A Festa da Cereja de Alfândega da Fé abre portas a 8 de junho (sexta feira), às 10h00, dando a conhecer o melhor do concelho e da região. O evento que faz da cereja elemento de promoção e valorização da cultura e identidade do concelho é inaugurado oficialmente às 17h00. A cerimónia conta com a presença do Ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita.
São três dias de Festa que vai já na 36ª Edição. Este ano, o espaço será dedicado especialmente aos produtores locais, com zonas temáticas personalizadas e mais atrativas, dedicadas aos principais produtos como o queijo e enchidos, azeite, frutos secos, doces e compotas tradicionais, vinhos e turismo vão estar em destaque na Tenda com 2100m2. Onde não faltará a rainha da festa: a cereja de Alfândega da Fé.
Este ano a maturação da cereja atrasou devido às condições climatéricas mas a promessa é de que não faltará cereja de alta qualidade, proveniente da zona de produção da cereja de Alfândega da Fé. As deliciosas cerejas são sempre o grande atractivo para quem visita e, por serem as primeiras, são ainda mais desejadas.
Também a gastronomia vai estar em destaque com um espaço renovado para a Edição da Festa da Cereja 2018. Vai poder apreciar pratos típicos, como a Sopa das Cegadas, o Cabrito, o Cordeiro e outros, nos restaurantes e tasquinhas presentes no recinto e ainda saborear deliciosas sobremesas com cerejas. Vão ser apresentados menus típicos, possibilitando uma experiência única, numa parceria com o chef Marco Gomes que acompanhará a restauração durante os três dias de festa e que contará com a participação da vencedora do 1º Masterchef Júnior a Maria.
Mas há mais: pelo quarto ano consecutivo realiza-se o Encontro de Pastores, no dia 9 de Junho, onde são postas a concurso a Cabra Serrana e a Ovelha Churra da Terra Quente. O Júri será composto por membros da Associação Nacional de Caprinicultores da Raça Serrana (ANCRAS), da Associação Nacional de Criadores de Ovinos Da Churra da Terra Quente (ANCOTEQ) e da Direção Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV). A classificação decorrerá entre as 10h00 e as 13h00, seguindo-se de um almoço convívio e entrega dos respetivos prémios.
No dia 10, haverá a 2ª Edição da Meia Maratona da Cereja, prova pioneira no distrito de Bragança, que se pretende afirmar no “mapa” do atletismo nacional. A edição de 2018, com um percurso que alia património histórico à beleza do vermelho das cerejas, tem início junto ao Recinto Municipal de Feiras, pelas 9h00. A Prova compreende a Meia Maratona (21km) e uma caminhada não competitiva (8km), estando inserida no Programa da Festa da Cereja. O surgimento desta prova prende-se com a política do Município em aumentar o número de praticantes de atividade física no concelho e em dar a conhecer o território e as suas características peculiares.
A cultura também terá grande destaque nesta Edição. No dia 9 de junho tem lugar o lançamento do Polo da Bienal de Cerveira em Alfândega da Fé pelas 15h30 e que conta com a presença da Diretora Geral das Artes, Sílvia Belo Câmara. A Bienal de Cerveira chega a Alfândega da Fé no dia 11 de agosto assinalando os 40 anos de existência da mais antiga mostra cultural da Península Ibérica.
No dia 10 de junho, pelas 16h00, a arte chega sob a forma de teatro com a apresentação do “O Teatro e as Serras – Polo de Criação da Serra de Bornes”, projeto vencedor da 1ª edição do Orçamento Participativo de Portugal 2017 na área da Cultura/Região Norte quem conta com a presença do Director Regional da Cultura Norte, António Manuel Ponte.
A animação é garantida. Virgul e Carminho são os cabeça de cartaz, a quem se juntam vários grupos convidados. A autarquia alfandeguense quer este ano dar ênfase ao que por lá se faz de melhor, apostando num novo formato e organização para proporcionar aos visitantes uma melhor experiência na Festa da Cereja.
Nos dias 8, 9 e 10 de Junho, todos os caminhos vão dar a Alfândega da Fé.
Iniciativa da autarquia pretende dinamizar a restauração local
É com o objectivo de dinamizar a gastronomia de Alfândega da Fé que a autarquia vai apostar na qualificação, promoção e divulgação da restauração e dos pratos típicos locais. Visando o reforço da economia e dos produtores do concelho, o município está a preparar um Regulamento Municipal, em parceria com Chef Marco Gomes, para levar à mesa o que de melhor há em Alfândega da Fé.
Trata-se do “Alfândega à Mesa”, uma iniciativa que já foi apresentada aos restaurantes locais e que na Festa da Cereja vai lançar as primeiras sementes. Nas tasquinhas aderentes, vai ser possível experimentar alguns dos pratos típicos que o “Alfândega da Fé à Mesa” pretende oferecer durante o resto do ano. Durante o certame o Chef Marco Gomes vai orientar e apoiar os restaurantes aderentes, uma garantia para a qualidade e excelência do serviço que vai ser prestado.
Tasquinhas renovadas para a Festa da Cereja
A Festa da Cereja de Alfândega da Fé é uma montra privilegiada do que de melhor se faz no concelho e na região. Para acompanhar esta realidade a organização do certame renovou a zona das tasquinhas (restauração) para criar um ambiente condizente com os pratos que vão ser apresentados.
As infra-estruturas foram renovadas mas também a apresentação das mesas vai ser melhorada. Com uma imagem uniformizada para todas as tasquinhas, o denominador comum para a restauração vai ser a qualidade e excelência dos pratos, aliados ao que de melhor a gastronomia local pode oferecer.
Para além de tudo isto, durante o certame haverá lugar a showcookings, apresentados por Marco Gomes, no dia 10 de junho e no dia 9, pela Maria, natural de Alfândega da Fé e vencedora do 1ºMasterchef Júnior de Portugal.
De 8 a 10 de Junho vai poder provar os sabores típicos da região, num espaço renovado e feito a pensar em si.
Meia Maratona | Trilho da Cereja
No dia 10 de Junho, realiza-se a 2ª Edição da Meia Maratona da Cereja, inserida no Programa da Festa da Cereja 2018. Uma prova pioneira no distrito de Bragança, que se pretende afirmar no “mapa” do atletismo nacional. A edição deste ano, conta com um percurso que alia o património histórico à beleza do vermelho da cereja.
A Prova que compreende a Meia Maratona (21 km) e uma caminhada não competitiva (8km), tem início marcado para as 9h00, junto ao Recinto Municipal de Feiras. A entrega dos respetivos prémios, acontece por volta das 12h30, no Recinto da Feira. O surgimento desta prova prende-se com a política do Município em aumentar o número de praticantes de atividade física no concelho e em dar a conhecer o território e as suas características peculiares.
Freestyle Show de Motos por Paulo Martinho
Uma novidade na Edição da Festa da Cereja 2018, é o espetáculo Freestyle de Motos, que conta com a presença de Paulo Martinho. Este espetáculo realiza-se no dia 9 de Junho pelas 16h00, tendo uma segunda demonstração às 21h00.
Paulo Martinho é o pioneiro do Freestyle em Portugal, e executa aquele que é considerado o maior espetáculo motorizado do mundo, protagonizado por um só homem. Começou pelas motas, mas hoje em dia chega a transportar mais de 1.200 cv, distribuídos pelos mais diversos e “adrenalizantes” veículos, como é o exemplo de uma moto Honda CBR 900 RR, com 150 cv, para fazer inúmeras e incríveis manobras de perícia.
Venha ver um dos maiores pilotos de show do mundo, que protagoniza um impressionante e inesquecível espetáculo, da mais pura adrenalina.
Ainda no dia 9, sábado, às 18h30, haverá uma demonstração de Artes Marciais por parte da Associação Desportiva de Alfândega da Fé (ADAF). A ADAF foi fundada em 2011, e procura dar a conhecer um desporto virado para a mente e para o corpo através do ensino de várias artes marciais na vertente de defesa pessoal. Neste momento, a associação conta com 20 participantes, com idades compreendidas entre os 6 e os 50 anos.
Para os amantes do desporto, a 36ª Edição da Festa da Cereja tem várias ofertas para lhe propor.
Dias 8, 9 e 10 de Junho, todos os caminhos vão dar a Alfândega da Fé.
Produtores de Alfândega da Fé em destaque na Festa da Cereja
Foi a pensar nos produtores locais que a autarquia de Alfândega da Fé repensou o espaço de Exposições para esta nova Edição da Festa da Cereja. Em destaque vão estar os produtores do concelho com a sua diversidade de produtos: queijo, enchidos, azeite, frutos secos, doces e compotas tradicionais, vinhos , turismo e onde não faltará a cereja. Mas há mais, o certame vai promover o lançamento de novos produtos e produtores dando ênfase ao que de melhor se produz em Alfândega da Fé.
São 5 zonas temáticas, personalizadas e mais atractivas, para 27 produtores de Alfândega da Fé, que nos dias 8, 9 e 10 de junho vão expor os produtos locais. A autarquia apostou este ano na renovação da tenda com 2100m2, criando ilhas para a mostra dos produtos locais e áreas diferenciadas para dar a conhecer o melhor de Alfândega da Fé e da região.
A diversidade de produtos é vasta mas as atenções voltam-se para a rainha da festa: a Cereja. Para o fruto que dá nome à Festa estão reservados 240 m2, distribuídos por 6 produtores da área de produção da Cereja de Alfândega da Fé. Recentemente foi feita uma candidatura a IGP (Identificação Geográfica Protegida), que inclui a produção e cereja do concelho e de algumas localidades limítrofes que estarão em destaque nesta edição da Festa da Cereja.
O momento vai ser aproveitado para o lançamento de novos produtos e produtores locais, é o caso do vinho “Cancela da Fonte Fria”, uma marca de vinho recentemente criada por Mário Cancela, um produtor local, que poderá conhecer no dia 8 de junho, pelas 19h30. Também um novo azeite vai ser lançado durante o certame. O Azeite “D. Maria do Carmo” da premiada Casa Aragão, de Alfândega da Fé, poderá ser apreciado no dia 8 de junho, pelas 18h00.
De 8 a 10 de junho a Cereja é a rainha, mas há mais produtos a conhecer e provar na Festa da Cereja de Alfândega da Fé.
Arte e Cultura de 8 a 10 de Junho em Alfândega da Fé
A 36º Edição da Festa da Cereja de Alfândega da Fé é marcada pelas atividades culturais que, durante os 3 dias do certame vão ser dinamizadas. A autarquia vai aproveitar o maior evento do concelho para apresentar duas grandes iniciativas, uma relacionada com Arte e outra com Teatro, envolvendo o público e as associações locais em momentos de criatividade artística.
Falamos, em primeiro lugar do lançamento do Polo da Bienal de Cerveira em Alfândega da Fé que terá lugar no dia 9 de junho, pelas 15h30 e que conta com a presença da Fundação Bienal de Cerveira e de uma Delegação do Município de Vila Nova de Cerveira. A Bienal de Cerveira chega a Alfândega da Fé no dia 11 de agosto assinalando os 40 anos de existência da mais antiga mostra cultural da Península Ibérica.
Durante os 3 dias da Festa da Cereja, a partir das 10h00, vão ser realizadas várias Oficinas de Arte, orientadas por artistas ligados à Bienal. No dia 8 de junho a Oficina é acompanhada por Ricardo Campos, No dia 9, será a vez de os visitantes interagirem com Henrique do Vale e no dia 10 de junho os artistas Cabral Pinto e Fernanda Santos serão os orientadores das Oficinas de Arte.
Arte que chega sob a forma de teatro no dia 10 de junho, pelas 16h00, com a apresentação do projeto vencedor do Orçamento Participativo de Portugal “O Teatro e as Serras – Polo de Criação da Serra de Bornes”. Uma ideia que nasceu em Alfândega da Fé mas que se estende a outras serranias da região norte. A iniciativa é promovida pela companhia Filandorra – Teatro do Nordeste e conta com a presença do Director Regional da Cultura Norte, Drº António da Ponte e autarcas dos municípios envolvidos nos restantes núcleos de teatro. Vai ser possível assistir a performances teatrais levadas a cabo pelo grupo de teatro de Alfândega da Fé- TAFÉ. As “Teatrices” vão andar pelo recinto da festa fazendo jus a este dia em que o teatro sai à rua.
A cultura em destaque num dos principais eventos da região onde também há lugar para a criatividade.
De 8 a 10 de junho todos os caminhos vão dar à Festa da Cereja de Alfândega da Fé.
CM de Alfândega da Fé
Número total de visualizações do Blogue
Pesquisar neste blogue
Aderir a este Blogue
Sobre o Blogue
SOBRE O BLOGUE:
Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço.
A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)
(Henrique Martins)
COLABORADORES LITERÁRIOS
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário