Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quarta-feira, 2 de janeiro de 2019

SANTO ESTÊVÃO, O OUTRO SANTO DO NATAL

Querida familiazinha, feliz ano novo.

Começamos hoje a folhear a primeira página do livro da nossa vida deste novo ano. Esperam-nos 365 dias de luta e, como diz a família, vivendo um dia de cada vez, pois pode ser sempre o último dia, mas sabendo que é sempre o primeiro dia do resto da nossa vida. Este ano, como todos, é cheio de incertezas. As únicas certezas são que o Carnaval é numa terça, a Páscoa é num Domingo e o Natal é dia 25 de Dezembro. Para os nossos leitores desejamos um ano com muito mais sorrisos do que lágrimas e que a saúde nos ajude nesta longa caminhada para atravessarmos mais um ano.
No passado dia 25 de Dezembro, como todos os anos tem acontecido, substitui o meu dia de feriado pela melhor prenda, que é poder estar ao lado dos meus ouvintes e fazer parte do Natal de muitas famílias. Fiquei sensibilizado com o tio Queno, de Moredo (Bragança), quando lhe perguntei com quem tinha passado a consoada e ele respondeu “com o Menino Jesus e a sua mãe”. Este foi o mote para que outros ouvintes nos dissessem que também consoaram sós. Por esse e outros motivos é que estou sempre mortinho para que cheguem as 6 da manhã para abrir as portas da família que faz falta a muita gente.
Como diz o adágio, este mês de Janeiro começou geadeiro. A partir de agora é que os dias vão começar a ser maiores, pois se no Natal dão um salto de pardal, em Janeiro dão um salto de carneiro e em Fevereiro o sol já entra em qualquer ribeiro.
Quanto a aniversários, começamos por felicitar mais uma transmontana que chegou ao século de vida, a tia Beatriz, de Coelhoso. Saudamos também os companheiros de nascimento do Menino Jesus. A 25 de Dezembro estiveram de parabéns os irmãos Manuel e Alcides (62 e 64 respectivamente), de Coelhoso (Bragança); Natalino José (37), de Póvoa (Miranda do Douro); Joel de Jesus (17), de Deimãos (Valpaços); Adérito Ferreira (81), da Fradizela (Mirandela); Manuel Romão (79), de Caravela (Bragança) e Vanessa (19), de Rio Frio (Bragança). Também nos últimos dias do ano, festejaram o seu aniversário o Henrique (35), de Rio Frio (Bragança) e o casal Maria Emília e José Nascimento Veiga (82 e 89 respectivamente), de Caçarelhos (Vimioso). A todos desejamos muitas felicidades e um ano de 2019 cheio de conquistas.

Agora vamos falar do Santo Estêvão, que tantas festas tradicionais tem na nossa região.

Nos dias 25 e 26 de Dezembro em Parada (Bragança), Varge (Bragança), Ousilhão (Vinhais), Aveleda (Bragança) e Grijó (Bragança), as festas dos caretos estão ligadas ao Santo Estêvão e integram os rituais de Inverno que acontecem um pouco por todo o distrito.
Em algumas aldeias, como Samil, S. Pedro dos Sarracenos e Rebordãos, a tradição conta com a Mesa de Santo Estêvão, cujo prato principal é o bacalhau cozido. Os mordomos, sempre atarefados, não têm mãos a medir na organização destas festas comunitárias, onde o reencontro entre familiares e amigos é a recompensa genuína, que acalenta os corações saudosos.
Em Parada a tradição manda que os moços transportem, no carro de bois, o gaiteiro e os mordomos numa volta a toda a aldeia. No último dos três dias de festa faz-se a Corrida da Rosca e há onze anos que se realiza a Feira de Artesanato e Produtos Regionais.
Na Lombada todas as aldeias têm também uma Festa dos Rapazes que, desde o dia 22 de Dezembro até ao dia 1 de Janeiro, faz com que não haja um único dia sem festa. A abertura, no dia 22, é em Palácios, segue-se 23 e 24 em Laviados, continuando a 25 e 26 em S. Julião.
No dia 25 de Dezembro, como já é tradição, tive o prazer de ver a rapaziada de Deilão, Vila Meã e S. Julião a confraternizar com os rapazes de Caravela, ao som das gaitas de foles e dos tambores. As festas continuaram no dia 27 com a tradicional Calaça, em Vila Meã, em que os Meirinhos mostram estar em forma, na corrida e na cerimónia da troca de poderes. Nos dias 28 e 29 as festas tiveram a sua continuação em Caravela, encerrando-se as festividades na aldeia de Babe, nos dias 30 e 31, com a Festa dos Rapazes.
Uma curiosidade: a primeira festa de 2019 também tem lugar em Babe, dedicada às raparigas, no primeiro dia do ano.

Tio João
in:jornalnordeste.com

Sem comentários:

Enviar um comentário