Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira..
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

quinta-feira, 28 de fevereiro de 2019

Boletim Republicano do Distrito de Bragança – em defesa do regime republicano

Na sequência da célebre mas efémera Monarquia do Norte, os republicanos de Bragança, uma vez derrotados os monárquicos, decidiram, no dia 2 de março de 1919, em sessão presidida pelo Governador Civil, constituir uma Comissão Política de Propaganda Republicana que ajudasse o Governador a escolher os melhores cidadãos para os lugares de responsabilidade política da administração pública e levasse os ideais republicanos às escolas e a todos os setores da sociedade bragançana. Essa Comissão teve a sua primeira reunião no dia seguinte, onde decidiram criar um boletim de propaganda dos ideais republicanos, intitulado Boletim Republicano do Distrito de Bragança, que, entre outros objetivos, destinava-se a publicar, em números sucessivos, a história dos acontecimentos políticos ocorridos no Distrito durante os meses de janeiro e fevereiro de 1919, de maneira a que a tradição transmitisse o conhecimento dos factos que políticos e militares que aí tiveram lugar.
Apesar das suas boas intenções, a vida do Boletim Republicano foi curtíssima, só se conhecendo o seu primeiro número.
Primeiro e único exemplar do Boletim Republicano, de março de 1919

Título: Bragança na Época Contemporânea (1820-2012)
Edição: Câmara Municipal de Bragança
Investigação: CEPESE – Centro de Estudos da População, Economia e Sociedade
Coordenação: Fernando de Sousa

Sem comentários:

Enviar um comentário