O Instituto Politécnico de Bragança gera perto de 65 milhões de euros anuais, é o 3º maior empregador na região. Criou mais de dois mil empregos e absorve 9% da população activa.
O Instituto Politécnico de Bragança é o que tem maior impacto económico regional relativo, quando comparado com os restantes politécnicos de todo o país.
Em termos percentuais, o IPB é o politécnico nacional que mais contribuiu para o PIB regional, representando 10,5 % da riqueza gerada localmente.
Este é o resultado de um estudo do Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos. A instituição de ensino superior transmontana tem também um grande papel como empregador como destaca o presidente do IPB, Orlando Rodrigues: “o estudo o que fez foi avaliar o consumo de cada aluno, realizado por inquérito. O resultado é que 10,5 % da riqueza gerada no nosso concelho é derivada da nossa actividade directa. E aproximadamente 10 % do emprego”.
Este estudo tem em conta os gastos dos alunos, professores e funcionários, a criação de postos de trabalho e oferta de emprego, a dinamização da economia local e o contributo para a fixação das populações. O relatório avaliou assim o impacto económico directo, mas Orlando Rodrigues entende que o indirecto é ainda maior: “o estudo não avaliou o impacto indirecto. A capacidade que existe de induzir inovação na região e atrair empresas e investimento. O impacto será substancialmente maior. Seja como for, o impacto directo é muito significativo.”
O estudo conclui que o impacto relativo tende a ser mais elevado para os politécnicos situados nos concelhos do interior do país.
Os indicadores revelam ainda que por cada euro investido no politécnico de Bragança o retorno é superior a 3 euros. A actividade económica gerada por cada euro de financiamento público apenas é maior em Leiria e no Cávado e Ave.
O estudo “O impacto dos institutos politécnicos em Portugal” englobou 12 politécnicos nacionais, as excepções são Lisboa, Porto e Coimbra.
Escrito por Brigantia
Jornalista: Olga Telo Cordeiro
Número total de visualizações do Blogue
Pesquisar neste blogue
Aderir a este Blogue
Sobre o Blogue
SOBRE O BLOGUE:
Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço.
A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)
(Henrique Martins)
COLABORADORES LITERÁRIOS
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário