O serviço municipal de protecção civil de Mirandela foi reforçado, esta semana, com uma equipa de sapadores florestais composta por cinco elementos.
Para além da vocação profissional, centrada na silvicultura e defesa da floresta, esta equipa de sapadores florestais também terá funções na área do combate aos incêndios, designadamente primeira intervenção em incêndios florestais, apoio a operações de rescaldo e vigilância activa pós-rescaldo.
Para a presidente do Município de Mirandela, não há dúvidas que se trata de “uma mais-valia para o concelho, mais concretamente para as questões relacionadas com manchas florestais que temos, nomeadamente a zona do Quadrassal e a da serra de Santa Comba, mais conhecida como a Serra dos Passos, das Lamas ou do Franco”
Este é o culminar de um procedimento concursal que demorou cerca de um ano, mas Júlia Rodrigues diz ter sido importante estar concluído ainda antes do verão, para que esta equipa de sapadores florestais já possa estar no terreno para o período mais crítico de incêndios.
Os encargos com esta equipa de sapadores florestais são repartidos entre a câmara de Mirandela e o Instituto de Conservação da Natureza e Florestas. No próximo mês de Maio, os cinco elementos vão receber uma formação.
Escrito por Terra Quente (CIR)
Fotografia: Município de Mirandela
Número total de visualizações do Blogue
Pesquisar neste blogue
Aderir a este Blogue
Sobre o Blogue
SOBRE O BLOGUE:
Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço.
A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)
(Henrique Martins)
COLABORADORES LITERÁRIOS
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário