Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quinta-feira, 4 de abril de 2019

Procissão que se realiza de sete em sete anos regressa no domingo

A Procissão das Cinco Chagas de Cristo de Edrosa, Vinhais, que se realiza apenas de sete em sete anos, de acordo com a tradição, volta a sair à rua já no próximo domingo, a partir das 14h00.
De acordo com o Pe. Manuel Rodrigues, natural daquela povoação que integra a Unidade Pastoral Senhora da Encarnação, este ano serão “92 os figurantes presentes”. A presidir estará o Pe. Paulo Pimparel.
“A Via sacra será, este ano, mais completa. As Capelas dos Passos foram construídas há cem anos, aquando da celebração dos 300 anos da confraria. Nos 400 anos foi construído o Calvário e este ano a procissão vai até lá”, explicou o Pe. Manuel Rodrigues, que há sete anos participou ainda como seminarista.
A bula de instituição da confraria data de 1608, pelo Papa Paulo IV, e já refere a realização da procissão “de sete em sete anos”.
Na aldeia são várias as lendas que explicam as origens desta tradição mas que todas apontam para vários milagres atribuídos ao Senhor dos Passos de Edrosa.

AGR
in:mdb.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário