Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

sexta-feira, 12 de julho de 2019

Jovem tem a votação projeto para dinamizar locais na Serra de Bornes

Está aberto para votação um projeto, no âmbito do Orçamento Participativo Jovem do IPDJ, para criação de percursos pedestres, de BTT e passadiços na Fraga dos Corvos, em Macedo de Cavaleiros, abrangendo a freguesia de Castelãos e Vilar do Monte, naquele concelho, e ainda três aldeias do município de Alfândega da Fé.
O mentor da ideia foi o jovem João Pessegueiro, de 24 anos, natural de Vilar do Monte, que com a ajuda da associação Juvenil daquela aldeia, a VIMONT, da qual é membro, criou este projeto sobre o qual explica mais um pouco:

“A ideia já tinha surgido o ano passado, e apesar de a termos submetido, não foi aprovada para votação. Uma vez que a oportunidade voltou a surgir, reformulei o projeto e voltei a candidatar. Foi aceite e estamos muito contentes.

O objetivo deste projeto é desenvolver esta zona, que está um pouco esquecida, e quem sabe, mais tarde, criar também postos de trabalho.

Estou confiante e espero que o meu projeto seja aprovado, mas para isso os jovens têm de votar e colaborar para que a proposta seja aceite, o que se vier a acontecer, vai ser muio importante para a região.”

O projeto está agora sujeito à votação dos jovens, entre os 14 e os 30 anos, através do site do Orçamento Participativo Jovem ou por sms até ao dia quatro de agosto, sendo os resultados revelados no dia 12 do mesmo mês. O orçamento previsto para o projeto vai de 75 mil euros a 100 mil euros, totalmente suportados pelo governo.
Satisfeita com a possível implementação desta ideia está Elsa Escobar, vereadora da juventude do município de Macedo, que vê nela uma mais-valia em termos turísticos:

“Os passadiços estão na moda e os concelhos que os têm servem-se deles como uma mais-valia turística. Neste caso, facilita a conhecer uma zona de difícil acesso, permitindo apreciar uma bela vista sob o vale da Vilariça.

Apelo, por isso, a todos os jovens do concelho que votem e que convidem os amigos deles dos outros concelhos a votar.”

Uma das condições destes projetos do IPDJ é a envolvência de pelo menos dois concelhos, dai a que, se for aceite, vá ser também implementado nas aldeias de Gebelin, Soeima e Sambade, em Alfândega da Fé.
Uma boa surpresa que complementa a exploração de percursos pedestres que já existe em conjunto pelos dois concelhos, confessa a autarca alfandeguense, Berta Nunes:

“Foi uma boa surpresa que vai de encontro ao espírito que temos vindo já a trabalhar em conjunto com a câmara de Macedo de Cavaleiros, para aproveitar a Serra de Bornes e os vários percursos pedestres que temos, fazendo-os e divulgando-os conjuntamente.

Vamos apoiar e divulgar esta proposta nas nossas redes sociais, pedindo às pessoas que votem, pois consideramos que tem todo o interesse, até porque está a valorizar uma paisagem e um património que existe mas que é pouco conhecido, sendo um local que, pela sua altitude, permite ver paisagens deslumbrantes e tem também alguns vestígios arqueológicos pouco conhecidos que poderão assim ser mais divulgados.”

Para ser implementados diretamente no distrito de Bragança estão ainda a votação mais sete projetos.


Foto: Câmara Municipal de Macedo de Cavaleiros
Escrito por ONDA LIVRE

Sem comentários:

Enviar um comentário