Está aberto para votação um projeto, no âmbito do Orçamento Participativo Jovem do IPDJ, para criação de percursos pedestres, de BTT e passadiços na Fraga dos Corvos, em Macedo de Cavaleiros, abrangendo a freguesia de Castelãos e Vilar do Monte, naquele concelho, e ainda três aldeias do município de Alfândega da Fé.
O mentor da ideia foi o jovem João Pessegueiro, de 24 anos, natural de Vilar do Monte, que com a ajuda da associação Juvenil daquela aldeia, a VIMONT, da qual é membro, criou este projeto sobre o qual explica mais um pouco:
“A ideia já tinha surgido o ano passado, e apesar de a termos submetido, não foi aprovada para votação. Uma vez que a oportunidade voltou a surgir, reformulei o projeto e voltei a candidatar. Foi aceite e estamos muito contentes.
O objetivo deste projeto é desenvolver esta zona, que está um pouco esquecida, e quem sabe, mais tarde, criar também postos de trabalho.
Estou confiante e espero que o meu projeto seja aprovado, mas para isso os jovens têm de votar e colaborar para que a proposta seja aceite, o que se vier a acontecer, vai ser muio importante para a região.”
O projeto está agora sujeito à votação dos jovens, entre os 14 e os 30 anos, através do site do Orçamento Participativo Jovem ou por sms até ao dia quatro de agosto, sendo os resultados revelados no dia 12 do mesmo mês. O orçamento previsto para o projeto vai de 75 mil euros a 100 mil euros, totalmente suportados pelo governo.
Satisfeita com a possível implementação desta ideia está Elsa Escobar, vereadora da juventude do município de Macedo, que vê nela uma mais-valia em termos turísticos:
“Os passadiços estão na moda e os concelhos que os têm servem-se deles como uma mais-valia turística. Neste caso, facilita a conhecer uma zona de difícil acesso, permitindo apreciar uma bela vista sob o vale da Vilariça.
Apelo, por isso, a todos os jovens do concelho que votem e que convidem os amigos deles dos outros concelhos a votar.”
Uma das condições destes projetos do IPDJ é a envolvência de pelo menos dois concelhos, dai a que, se for aceite, vá ser também implementado nas aldeias de Gebelin, Soeima e Sambade, em Alfândega da Fé.
Uma boa surpresa que complementa a exploração de percursos pedestres que já existe em conjunto pelos dois concelhos, confessa a autarca alfandeguense, Berta Nunes:
“Foi uma boa surpresa que vai de encontro ao espírito que temos vindo já a trabalhar em conjunto com a câmara de Macedo de Cavaleiros, para aproveitar a Serra de Bornes e os vários percursos pedestres que temos, fazendo-os e divulgando-os conjuntamente.
Vamos apoiar e divulgar esta proposta nas nossas redes sociais, pedindo às pessoas que votem, pois consideramos que tem todo o interesse, até porque está a valorizar uma paisagem e um património que existe mas que é pouco conhecido, sendo um local que, pela sua altitude, permite ver paisagens deslumbrantes e tem também alguns vestígios arqueológicos pouco conhecidos que poderão assim ser mais divulgados.”
Para ser implementados diretamente no distrito de Bragança estão ainda a votação mais sete projetos.
Foto: Câmara Municipal de Macedo de Cavaleiros
Escrito por ONDA LIVRE
Número total de visualizações do Blogue
Pesquisar neste blogue
Aderir a este Blogue
Sobre o Blogue
SOBRE O BLOGUE:
Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço.
A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)
(Henrique Martins)
COLABORADORES LITERÁRIOS
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário