Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

sexta-feira, 12 de julho de 2019

Terra Transmontana começa hoje em Mogadouro

A mulher transmontana é a figura homenageada nesta edição do Festival da Terra Transmontana, em Mogadouro, que começa hoje.
O evento cultural acontece pela sexta vez, na zona histórica junto ao castelo, e até domingo junta a ancestralidade e contemporaneidade transmontanas, valorizando as ritualidades, a gastronomia, as artes e ofícios e outras expressividades culturais. O presidente do município de Mogadouro, Francisco Guimarães, explica qual o motivo para a escolha do tema deste ano. “Todos os anos temos um tema diferente e este ano optámos por fazer jus àquilo que é a mulher transmontana, que sem ela não seria possível Trás-os-Montes existir, nem o concelho, nem a região. É uma mulher de trabalho, com características próprias, uma mulher de raiz, que nunca foge às suas responsabilidades, que construiu a sua vida com muito esforço, que está, acima de tudo, sempre com preocupação de si, da sua família, vizinhos e dos outros. Essa é a nossa vontade de homenagear a forma de ser de uma grande mulher transmontana. Vamos fazer esta homenagem sentida entre a parte cultura, lúdica e trabalhos aqui a ser apresentados”.

No arranque da edição deste ano vai ser inaugurada a Casa das Associações, um projecto de promoção da música e instrumentos tradicionais do concelho. “Finalmente a Casa das Associações, onde queremos fazer jus àquilo que foram as nossas tradições, com a gaita e o gaiteiro, integradas no programa destes três dias”, disse o autarca.

Uma das particularidades deste festival é que muitos moradores abrem as portas das casas transformam os pátios em espaço gastronómicos.

Para além disso, ao longo de três dias, a zona histórica de Mogadouro, vai ganhar nova vida, com animação e teatro de rua, exposição e venda de produtos, concertos de Uxucalhos, Velha Gaiteira e Terra Livre.

Escrito por Brigantia
Jornalista: Olga Telo Cordeiro

Sem comentários:

Enviar um comentário